Iracema do Oeste

Prefeito Donizete Lemos firma compromisso com a agenda 2030

Aconteceu na tarde de segunda-feira (2), no auditório da prefeitura municipal, uma oficina participativa sobre a implantação da Agenda 2030 no município, ministrada pela assistente de cooperação técnica do PNUD (Programa das nações Unidas para o Desenvolvimento), Talita Stori Aquino de Sousa, com a participação de secretários, servidores municipais, e representantes de entidades educacionais.

A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um programa universal, foi criada para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente, é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Foi adotada por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.

Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Eles deverão ser alcançados até o ano 2030, o que dá o nome a Agenda.

O Município de Iracema do Oeste, pensando em um futuro sustentável para sua população assinou o Termo de Compromisso junto ao Programa Cidades sustentáveis fomentado por meio da Itaipu, onde o objetivo deste programa é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

A oficina foi conduzida de maneira dinâmica pela técnica Talita em que todos os participantes puderam se interagir, elencando quais são as maiores dificuldades do município atualmente e quais possíveis soluções.

Segundo o prefeito Donizete Lemos, esse foi um momento muito importante, pois através dessa reunião pode diagnosticar quais são as deficiências e as potencialidades do município. “Afirmo um compromisso em desenvolver e colocar em pratica essa agenda 2030, atendendo os 17 objetivos de sustentabilidade e suas 169 metas, pois temos que pensar no hoje, mas principalmente nas gerações futuras, para uma qualidade de vida digna para todos”, salientou o prefeito.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--