Governos

Após 45 anos, prédio histórico do TCE-PR passará pela primeira reforma interna

Ao completar 45 anos, a histórica sede do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) se prepara para receber sua primeira grande reforma interna. Inaugurado em 19 de dezembro de 1972, pelo governador Parigot de Souza, o edifício-sede da corte de contas paranaense vai sofrer uma intervenção prevista para 120 dias, a partir do início de 2018. O edifício, como outras instalações públicas do Centro Cívico, é tombado como patrimônio estadual.

As obras vão garantir a conservação do patrimônio público que, com o passar dos anos, sofreu o desgaste natural dos materiais, o que pode futuramente até colocar em risco as instalações, especialmente a rede elétrica e hidráulica. O edital da licitação para a execução das obras foi publicado nesta quinta-feira (7 de dezembro), na edição nº 1.731 do Diário Eletrônico do TCE-PR. O preço máximo estipulado é R$ 1.570.483,69. A abertura das propostas está prevista para o dia 9 de janeiro de 2018.

 

Obras

Em síntese, as obras previstas preveem a substituição das divisórias entre as salas, a reforma da instalação elétrica e da iluminação, a substituição dos forros, a troca do revestimento dos pisos e a reforma completa dos banheiros, dentre outras intervenções.

A atual rede elétrica e de iluminação sofreu adaptações com o decorrer dos anos, que acabaram por ampliar os gastos com energia e até mesmo provocar alguns curtos-circuitos. Com as intervenções, a iluminação será substituída por lâmpadas de LED, o que vai reduzir os gastos com energia.

Os banheiros apresentam vários problemas ...

Calhau anuncio noticias

... hidráulicos, já que a rede ainda é de metal, além de dificuldade para o expurgo de odores e falta de isolamento acústico. Também o pavimento está corroído e com dificuldade de manutenção pelo decorrer do tempo.

Da mesma forma, o forro metálico instalado à época da inauguração apresenta muitos defeitos, inclusive de corrosão, e não tem substituto similar no mercado. Com as obras, algumas unidades instaladas no edifício-sede serão transferidas temporariamente para os cinco andares do edifício-anexo do Tribunal.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--