Agronews

Associação Oestina recolhe 42 milhões de embalagens de agrotóxicos

O trabalho no campo exige também um comprometimento com a preservação do meio ambiente. Com a proposta de auxiliar os produtores e dar a destinação correta das embalagens de agrotóxicos, a Ardefa (Associação Regional Oeste de Distribuidores de Defensivos Agrícolas) vem desempenhando um papel importante nessa cadeia produtiva. Em 16 anos de existência da associação, foram mais de 42 milhões de embalagens de defensivos agrícolas que foram coletados e feito então a destinação correta desses materiais.
Todo esse trabalho só é possível graças a cooperação entre produtores, cooperativas, empresas e ao trabalho da associação. Para facilitar os associados da ARDEFA, foi criada a modalidade de recebimento Itinerante, onde é elaborado um calendário com as datas que o caminhão vai passar recolhendo as embalagens vazias.
Cabe ressaltar que no ato da compra dos produtos já estão indicados os locais para que o agricultor efetue a devolução das embalagens. No entanto, este trabalho de recolha facilita a vida dos produtores, visto que não necessitam se deslocar em grandes distâncias para fazer a devolução do material na Central que fica na cidade de Palotina. Assim o produtor tem o trabalho apenas de fazer a lavagem e armazenar até a data que a equipe passará recolhendo.
A Ardefa é uma entidade sem fins lucrativos e atualmente atende 25 municípios do Oeste paranaense, e conta com 19 empresas associadas e 87 pontos de Vendas.
De acordo com o gerente da Ardefa, Eliseu Lopes dos Santos, esse número alcançado pela associação é motivo de muita comemoração. Ele ressalta a importância do trabalho e diz que só é possível ter bons resultados graças a cooperação e o envolvimento de todos os elos dessa cadeia.
“O nosso envolvimento vai além de bons índices de destinação. Sabemos que para manter o campo limpo é preciso investir em educação e conscientização, estar em contato constante com todos os elos do Sistema e também com as futuras gerações”, finaliza.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--