Agronews

Prosolo é tema de reunião em Assis

O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), foi tema de reunião no município de Assis Chateaubriand nesta última quarta-feira, 09.

O evento organizado pela Prefeitura Municipal através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER, SEAB, ADAPAR E CSA – Conselho de Sanidade Agropecuária reuniu diversos produtores rurais no Auditório do Centro de Convenções no Paço Municipal.

O programa vem percorrendo o Paraná por estar na reta final do prazo para a adesão, que terminam no dia 29 deste mês.

Ao longo dos próximos anos, o Prosolo terá como objetivo conservar os principais patrimônios do agricultor – água e solo –, a manutenção da produtividade e das boas safras e, consequentemente, na renda do produtor. De acordo com dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), atualmente 30% das lavouras do Paraná registram algum processo de erosão.

Para o palestrante do evento, o secretário executivo do Programa Prosolo o Engº Agronomo, Werner Hermann Meyer Junior o Prosolo é um programa que a sociedade organizou em busca de soluções para a agricultura. “A nossa agricultura sempre muda, estamos hoje com uma produção invejável e isso também traz consequências. Desenvolvendo uma prática de solo diferente, esse programa vem para discutir e regularizar problemas que existam a fim de desenvolver estudos para favorecer nosso produtor, sendo que o foco de tudo isso é a conservação de solo e água”, finalizou.

Segundo o secretário de Agricultura, Meio ambiente, Serviços Urbanos e Obras Públicas, Juan Carlos Alves, vem sendo desempenhado um trabalho de conscientização do nosso produtor rural no município. “Vários produtores praticam o plantio direto tentando desenvolver todo o trabalho de conservação de solo, porém com o avanço tecnológico o produtor deixou um pouco de lado essa responsabilidade e preocupação com o solo. Todos os produtores do estado podem fazer o cadastro é procurar a Emater para fazer esse recadastramento. Se o produtor não tiver esse recadastramento automaticamente irá ficar bloqueado, porque vai depender de documentação do sindicato e também da EMATER para que possa vir adquirir financiamentos”, explicou.
Em nome do prefeito Marcel Micheletto, a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Franciane Micheletto, ao lado dos representantes da câmara de Vereadores, os vereadores Odilo Denig, Cezinha Lulu, e demais autoridades, deu às boas vindas aos participantes e destacou as atividades que o município está desenvolvendo para proporcionar melhor qualidade de vida ...

Calhau anuncio noticias

... aos produtores rurais. Franciane destacou ainda sua preocupação quanto ao assunto embora o Paraná sempre esteve na vanguarda entre os estados brasileiros em ações conservacionistas.

RECEBA O NOSSO BOLETIM EM SEU E-MAIL!

--