Sábado, 18 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Variedade Mulheres

Menopausa Sem Vergonha

Projeto propõe desmitificar a menopausa e torná-la mais leve para as mulheres

09/02/2021 às 20h42 Atualizada em 09/02/2021 às 20h44
Por: Da Redação
Compartilhe:
Imagem Ilustrativa/ Pixabay
Imagem Ilustrativa/ Pixabay

A educadora física, empresária, professora de yoga e yoga dance Márcia Selister desde os cinquenta anos vive uma reconstrução diária e uma revolução interna. Motivada por reflexões, criou o instagram @meioseculodemulher, espaço de (re)conhecimento.

Nesse processo, surgiu a ideia de abordar temas inerentes ao amadurecimento. E, dentre as muitas mudanças que o tempo traz, uma das mais significativas na vida das mulheres é a menopausa - um momento delicado cuja a maior dificuldade é a falta de informação. O desconhecimento sobre essa fase é grande e permeia todas as classes sociais. “É um misto de negação, medo e vergonha de nossa parte. E uma reação de desconforto da parte de quem nos ouve falar dela”, observa.

Pensando em dividir experiências, buscar respostas e difundir conhecimento sobre a menopausa, Márcia concebeu o projeto Menopausa Sem Vergonha, “um espaço de escuta, mais do que de fala. Esse projeto é para compartilharmos saberes e vivências e nos ouvirmos com afeto e respeito”, segundo sua idealizadora.  

A partir de uma pesquisa realizada com 200 mulheres entre 18 e 84 anos, Márcia levou  as questões mais recorrentes para lives com profissionais da área de saúde da mulher, em conversas sobre os efeitos do climatério e da menopausa. Lançado em outubro de 2020, o projeto já recebeu ginecologista, nutricionista, terapeuta pélvica, geriatra, educadoras físicas, dermatologista, sexóloga, entre outras especialistas convidadas que têm dedicado seus estudos a essa fase da vida das mulheres.

Após uma pauta no mês de janeiro, o projeto ganhou um perfil próprio no Instagram, o @menopausasemvergonha, onde as informações estão todas reunidas.

Em fevereiro, Márcia retoma os encontros num aquecimento para a etapa 2021 do projeto. Confira a programação:

Dia 10/02, às 20h, com a psicanalista Ariane Severo – Envelhecimento e subjetividade

Dia 21/02, às 19h30, com a ginecologista Joele Lerípio – TRH – Terapia de reposição hormonal da menopausa

Perfis no Instagram: @meioseculodemulher @menopausasemvergonha

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias