Domingo, 01 de Agosto de 2021 00:38
45 99954 3000
Saúde Saúde

Fevereiro Laranja 2021

Mês de Combate à Leucemia

11/02/2021 18h29
987
Por: Eliane de Fatima Bruger Racoski
Imagem da net
Imagem da net

            A Campanha chamada Fevereiro Laranja foi criada para alertar a população sobre a Leucemia e a importância da realização de exames para que a doença seja detectada e tratada o mais rápido possível.

            A Leucemia é um tipo de câncer que ocasiona um crescimento acelerado nas células do sangue, levando a um desequilíbrio no organismo. A leucemia atinge a produção de glóbulos brancos que aparecem quando novas células na medula óssea são produzidas. O tratamento mais indicado para combater a doença é a medicação quimioterá­pica até o transplante de medula óssea.

Atualmente foram descobertos 12 tipos de leucemia cujos sintomas podem variar muito.

A Leucemia apresenta alguns sintomas como:

            Sangramento, desmaios, vômitos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso.

            Esses sintomas devem ser investigados através de exames de sangue e acompanhamento com um hematologista que dará um diagnóstico.

            Um dos exames realizados para constatar a doença é o hemograma, realizado por meio da coleta de sangue do paciente.

            Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, somente no ano de 2018 foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, a conta traduzida em gênero dizia que 5.940 seriam homens e 4.860 mulheres. O INCA ainda estimou que o ano de 2020 teria mais de 10 mil casos novos.

            Dessa forma, pode-se entender o quão complexo e sério é o tema, além disso, a campanha visa sensibilizar em prol da doação de medula óssea que nesse caso é de suma importância.

            Também devemos observar que, apesar de os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentarem fatores de risco que possam ser modificados, o recomendado pelo instituto é evitar o tabagismo. Fumar é um fator externo de risco para diversos tipos de câncer.

            Os exames periódicos são essenciais para o diagnóstico ainda no início da doença. Caso apresente os sintomas descritos, busque uma unidade de saúde.

            Uma das formas de tratamento mais eficazes da doença é o transplante de medula óssea e é indicado em casos de alto risco.

            Desta maneira o primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula.

            Os doadores volun­tários são examinados e seus resultados também vão para um banco. No momento em que surge a compatibilidade entre o doador e o paciente, é realizado o procedimento de coleta do material. A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa.

Essa matéria tem caráter informativo. Se você se identificou, busque ajuda profissional, procure um psicólogo.

Eliane de Fatima Bruger Racoski

(45)99966-3648

https://www.instagram.com/eliane_bruger_racoski/

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Eliane de Fatima Bruger Racoski
Sobre Eliane de Fatima Bruger Racoski
Eliane de Fatima Bruger Racoski Psicóloga com ênfase na psicanálise e Palestrante, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia do Trânsito. Cursando pós graduação em Arteterapia e Neuropsicologia. Possui experiência com atendimento clínico com ênfase na Psicanálise, na Ciretran na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atuou como docente na pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade de E
Cafelândia - PR
Atualizado às 00h28 - Fonte: Climatempo
12°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 22°

12° Sensação
7.2 km/h Vento
55.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias