A Campanha chamada Fevereiro Laranja foi criada para alertar a população sobre a Leucemia e a importância da realização de exames para que a doença seja detectada e tratada o mais rápido possível.
A Leucemia é um tipo de câncer que ocasiona um crescimento acelerado nas células do sangue, levando a um desequilíbrio no organismo. A leucemia atinge a produção de glóbulos brancos que aparecem quando novas células na medula óssea são produzidas. O tratamento mais indicado para combater a doença é a medicação quimioterápica até o transplante de medula óssea.
Atualmente foram descobertos 12 tipos de leucemia cujos sintomas podem variar muito.
A Leucemia apresenta alguns sintomas como:
Sangramento, desmaios, vômitos, manchas no corpo, dores nas articulações e perda de peso.
Esses sintomas devem ser investigados através de exames de sangue e acompanhamento com um hematologista que dará um diagnóstico.
Um dos exames realizados para constatar a doença é o hemograma, realizado por meio da coleta de sangue do paciente.
Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, somente no ano de 2018 foram estimados 10.800 novos casos de leucemia no país, a conta traduzida em gênero dizia que 5.940 seriam homens e 4.860 mulheres. O INCA ainda estimou que o ano de 2020 teria mais de 10 mil casos novos.
Dessa forma, pode-se entender o quão complexo e sério é o tema, além disso, a campanha visa sensibilizar em prol da doação de medula óssea que nesse caso é de suma importância.
Também devemos observar que, apesar de os pacientes que desenvolvem leucemia não apresentarem fatores de risco que possam ser modificados, o recomendado pelo instituto é evitar o tabagismo. Fumar é um fator externo de risco para diversos tipos de câncer.
Os exames periódicos são essenciais para o diagnóstico ainda no início da doença. Caso apresente os sintomas descritos, busque uma unidade de saúde.
Uma das formas de tratamento mais eficazes da doença é o transplante de medula óssea e é indicado em casos de alto risco.
Desta maneira o primeiro passo é a investigação dos familiares de primeiro grau do paciente em busca de compatibilidade. Caso isso não ocorra, é registrada a necessidade em um banco de medula.
Os doadores voluntários são examinados e seus resultados também vão para um banco. No momento em que surge a compatibilidade entre o doador e o paciente, é realizado o procedimento de coleta do material. A doação é importante, pois a chance de encontrar doadores compatíveis é relativamente baixa.
Essa matéria tem caráter informativo. Se você se identificou, busque ajuda profissional, procure um psicólogo.
Eliane de Fatima Bruger Racoski
(45)99966-3648
https://www.instagram.com/eliane_bruger_racoski/
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 29°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 20° Máx. 31°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.