Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 06:11
45 99954 3000
Agronews Desenvolvimento

É possível ampliar a produção em 30% na próxima década?

É preciso investir em tecnologia no campo, sobretudo no processo de irrigação.

20/02/2021 08h32 Atualizada há 6 dias
97
Por: Giovanna Trevelin Fonte: AGROLINK - Aline Merladete
foto: Pixabay
foto: Pixabay

Mesmo em meio à crise gerada pela pandemia, o setor agropecuário não deixou de crescer. E a expectativa, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), é de que o segmento continue em expansão, com acréscimo de 27% na produção de grãos nos próximos dez anos. Ou seja, o montante passará dos atuais 250,9 milhões para 318,3 milhões de toneladas na safra 2029/2030, um aumento de 2,4% ao ano. Para alcançar esses resultados, especialistas apontam a importância de se investir em tecnologia no campo, sobretudo no processo de irrigação.

De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor da Hydra Irrigações, Elídio Torezani, a força do setor agrícola no mercado brasileiro. "Ele é responsável por 21% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 20% dos empregos do país", assinala. 

As informações divulgadas pela Hydra Irrigações salientam que, as previsões, de acordo com a Secretaria de Política Agrícola do Mapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Departamento de Estatística da Universidade de Brasília (UnB), é de que a área plantada também cresça, saltando de 65,5 milhões de hectares, atualmente, para 76,4 milhões de hectares. Ou seja, o momento é de otimismo e tempo de acreditar e seguir investindo, apostando principalmente na inovação e na tecnologia para obter os melhores resultados, como aponta Torezani. 

O especialista alerta que, para garantir uma boa produção e obter mais eficiência aos cultivos, é importante estar atento a todas as fases para não ter perdas e também optar por técnicas efetivas, como o uso do processo de irrigação correto e bem orientado. "E existem espécies vegetais que necessitam de um cuidado ainda mais específico que, muitas vezes, acaba passando despercebido pelos agricultores", alerta.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR
Atualizado às 06h00 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

19° Sensação
17.1 km/h Vento
85.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias