Sexta, 26 de Fevereiro de 2021 07:06
45 99954 3000
Educação Dia da Mulher

Lideranças femininas debatem desafios em evento da USP

No Dia da Mulher, simpósio Mulheres, Poder e Sociedade reúne personalidades de destaque em diversas áreas para comentar a respeito de seus papéis na sociedade

23/02/2021 11h39 Atualizada há 3 dias
91
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária/USP
Divulgação
Divulgação

A USP realiza em 8 de março,  Dia da Mulher, das 9h às 13h, o simpósio Mulheres, Poder e Sociedade. O encontro, online, irá debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas para receber o atestado de participação é necessário fazer inscrição prévia. O site é cultura.usp.br/simposiomulheres.

Entre as convidadas estão Luiza Trajano, Mayana Zatz, Erika Hilton, Regina Silveira, Esmeralda Ribeiro, Gal Martins, Vanderlan Bolzan e Soraya Chung Saura. 

Para a coordenadora do evento, a pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária da USP, Margarida Maria Krohling Kunsch, “a programação congrega uma diversidade de convidadas para que o público tenha a oportunidade de conhecer e valorizar as diversas ações em curso pelas lideranças femininas na universidade, na ciência, na cultura, nas artes,  nos movimentos sociais e no mundo do trabalho”.

Programação

9h - Abertura 

Apresentação cultural CoralUSP
Vahan  Agopyan - Reitor   

Antonio Carlos Hernandes - Vice-reitor

Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado - Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária

Margarida Maria Krohling Kunsch - Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária e coordenadora do simpósio

Maria Arminda do Nascimento Arruda - Coordenadora do Escritório USP Mulheres

 

9h30 às 11h - Painel 1: Mulheres, Ciência, Cultura e Artes

Esmeralda Ribeiro - Jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Faz parte dos coletivos: “Quilombhoje” e “Flores de Baobá” (escritoras negras) e é uma das responsáveis pela edição da série Cadernos Negros. Incentiva a participação da mulher negra na literatura. Além de Cadernos Negros, tem trabalhos publicados em antologias no Brasil e no exterior.

Mayana Zatz - Cientista, bióloga molecular e geneticista, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).

Regina Silveira - Artista multimídia, gravadora, pintora e professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).  

Vanderlan  Bolzan - Cientista, professora titular do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e  Presidente da ACIESP - Academia de Ciências do Estado de São Paulo. 

Mediadora: Liede  Bernucci - Diretora da Escola Politécnica da USP. 

 

11h15 às 13h - Painel 2: Mulheres na política, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho

Érika Hilton - Vereadora da Câmara da  Cidade de São Paulo pelo PSOL e ativista dos Direitos Humanos, na luta por equidade para a população negra, pela discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas

Luiza Helena Trajano - Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.

Gal Martins - Artista da dança, atriz, gestora cultural e empreendedora social. Fundadora e diretora artística da Cia Sansacrom e Zona Agbara.

Soraya Chung Saura - Professora do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e integrante da “Rede Não Cala USP”.

Mediadora: Ana Lúcia Duarte Lanna - Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

 

Serviço

Mulheres, Poder e Sociedade

Data | 8 de março de 2021 (segunda)
Horário | 9h às 13h
Inscrições, consulta da programação e acesso ao evento | cultura.usp.br/simposiomulheres

Dúvidas e informações | (11) 3091-2030 ou [email protected]

 
 

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, OSUSP – Orquestra Sinfônica da USP, CoralUSP – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP Aberta à Terceira Idade", "USP Diversidade", "USP Legal", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".
 
 
Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebookhttps://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagramhttps://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegramhttps://t.me/jinteg
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR
Atualizado às 07h00 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

19° Sensação
21.8 km/h Vento
81.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Domingo (28/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias