Quarta, 14 de Abril de 2021 04:40
45 99954 3000
Educação Trabalho

Senai abre inscrições para bolsas de estudo em programa de Residência

Profissionais selecionados vão receber formação em tecnologia BIM, uma demanda de 70% das empresas de construção civil

26/02/2021 16h42
238
Por: Da Redação Fonte: Da assessoria
Senai abre inscrições para bolsas de estudo em programa de Residência

Levantamento realizado pelo BIM Brasil Maturidade em 2020 aponta que 70% das empresas que atuam no ramo da construção civil no Brasil ainda não utilizam a tecnologia Building Information Modeling (BIM) em seus projetos. No entanto, por reconhecerem que é uma das principais tendências para o setor, as mesmas companhias que participaram do mapeamento afirmaram que pretendem adotar a tecnologia nos próximos anos. Referência em ofertar soluções tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da indústria e com larga experiência em BIM, o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil lança o programa de Residência em BIM, voltado a profissionais das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). As inscrições para os residentes têm início no dia 1º de março - os profissionais selecionados vão receber bolsas de estudos ao longo do programa. 

“Com essa iniciativa, o Sistema Fiep pretende apoiar empresas do setor que desejam encontrar profissionais habilitados a trabalhar com essa tecnologia, além de capacitá-los para que estejam aptos a atender as demandas das indústrias”, afirma Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.  “Desta forma, atingimos dois objetivos ao mesmo tempo: formar profissionais qualificados e proporcionar um ganho de produtividade na construção civil, com a utilização de novas tecnologias, mais especificamente o BIM”, completa. Ao longo do programa, as oito empresas que serão selecionadas terão a oportunidade de desenvolver um processo de implantação BIM, personalizado para sua realidade, bem como patrocinar o desenvolvimento técnico de um profissional, o qual poderá absorver em seu quadro técnico após o programa.  

As oito cotas empresariais previstas no edital do programa podem ser preenchidas por empresas de todos os portes, que atuem em qualquer região do Paraná. “O Programa de Residência BIM nasceu para apoiar a construção civil no Paraná no processo de implantação da tecnologia BIM, que já é uma necessidade indiscutível para nossa realidade, tanto no que tange à estruturação e validação dos processos nas empresas patrocinadoras, quanto à capacitação e geração de profissionais especializados no tema para o mercado em questão”, completa Letícia da Costa Gonçalves, coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil. As empresas interessadas em participar podem se inscrever no programa até o dia 19 de março, sendo que a data pode ser antecipada perante o preenchimento das oito cotas. 

Detalhes sobre a Residência

A Residência BIM é voltada tanto para construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos, quanto para profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, e prevê atividades teóricas e práticas, com aplicação nas empresas parceiras, de acordo com as demandas propostas por elas, contando com a mentoria de consultores do Senai, especialistas na tecnologia. 

O programa terá duração de 5 a 24 meses, dependendo da quantidade de módulos realizados pela empresa parceira. A Residência em BIM é dividida em três módulos: Desenvolvimento do Diagnóstico de Maturidade, Mapeamento de Processos e Elaboração do BIM Mandate e Plano de Implantação; Acompanhamento da Implementação do BIM na fase de Projeto através de Prova de Conceito; Acompanhamento da Implementação do BIM na fase de Obra através de Prova de Conceito (POC). 

A seleção para residentes, por sua vez, será aberta a profissionais das áreas de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) e acontecerá entre os dias 1º e 26 de março. Os estudantes vão receber bolsa de estudos mensal e, ao final do curso, receberão certificado de especialização pelas Faculdades da Indústria. A carga horária para os residentes é de 40 horas semanais - de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas pelo site https://trabalheconosco.vagas.com.br/bolsistasdeinovacao. A previsão para o início da Residência é 4 de abril. 

 

Mais informações:

https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/construcaocivil/programa-de-residencia-bim-1-38481-452388.shtml

 

Sobre o IST Construção Civil

Além das soluções em Building Information Modeling (BIM), o Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil dispõe de grande infraestrutura para prestação de serviços tecnológicos, para atendimento à exigências normativas e desenvolvimento de novos materiais e sistemas construtivos, bem como consultorias para melhoria de processos, entre outros, promovendo assim maior qualidade e produtividade para a cadeira da Construção Civil. As soluções vão de consultorias tecnológicas, serviços metrológicos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Para conhecer, acesse: www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/nossarede/construcaocivil

 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR
Atualizado às 04h33 - Fonte: Climatempo
19°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

19° Sensação
12.5 km/h Vento
85.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias