Quarta, 14 de Abril de 2021 13:12
45 99954 3000
Esportes Brasileirão

Brasileirão é eleito o terceiro melhor campeonato nacional da década

Em levantamento realizado pelo Federação Internacional de Estatísticas e História do Futebol (IFFHS), Série A ficou atrás apenas da La Liga (Espanha) e da Premier League (Inglaterra).

26/03/2021 21h38 Atualizada há 3 semanas
217
Por: Kelly Rocha Fonte: CBF
Lucas Figueiredo/CBF
Lucas Figueiredo/CBF

O Brasileirão Assaí foi eleito o terceiro melhor campeonato nacional da última década (2011-2020). Em ranking da Federação Internacional de Estatísticas e Histórias do Futebol (IFFHS), a Série A ficou atrás apenas da La Liga (Espanha) e da Premier League (Inglaterra), assumindo o posto de melhor competição nacional não europeia do mundo.

A terceira colocação reforça e reconhece o trabalho que vem sendo realizado pela CBF, pelas federações e pelos clubes do futebol brasileiro pela valorização e pelo desenvolvimento do Brasileirão Assaí. Na última década, a competição deu importantes passos dentro e fora de campo para evoluir cada vez mais desportiva e comercialmente.

Em 2019, a CBF implementou o árbitro de vídeo em todas as 380 partidas do Brasileirão. Foi nesta década, inclusive, que a CBF acertou parceria com a rede Assaí, que tem title sponsor garantido da competição até o ano de 2023. O vínculo com a atacadista se iniciou em 2018. Em 2020, a CBF e os clubes celebraram um novo contrato de direitos internacionais para difundir o Brasileirão por diferentes países ao redor do mundo.

Além das ações extra campo, dentro das quatro linhas o Brasileirão Assaí também se destaca no quesito equilíbrio. Ao lado da Premier League, da Inglaterra, a Série A do Campeonato Brasileiro é o torneio, dentre os países que compõem o top 10 da FIFA, que contou com mais alternância de campeões na última década - cinco clubes levantaram a taça nesse período: Corinthians (3), Flamengo (2), Palmeiras (2), Cruzeiro (2) e Fluminense (1). Apenas Colômbia e Argentina coroaram um número maior de vencedores, mas nestes países a competição nacional coroa dois campeões por ano. 

O ranking da década da IFFHS foi construído com a soma das pontuações que cada liga somou nas versões anuais do estudo. O levantamento é feito a partir de um cálculo envolvendo a pontuação dos cinco primeiros de cada competição e o coeficiente da FIFA do país ao qual ela pertence.

Confira o top 10 de campeonatos nacionais do mundo na última década, segundo o IFFHS:

1 - La Liga (Espanha)

2 - Premier League (Inglaterra)

3 - Brasileirão Assaí (Brasil)

4 - Serie A (Itália)

5 - Bundesliga (Alemanha)

6 - Superliga Argentina (Argentina)

7 - Ligue 1 (França)

8 - Primera A (Colômbia)

9 - Liga NOS (Portugal)

10 - Primera División (Paraguai)

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
 
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR
Atualizado às 12h53 - Fonte: Climatempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

29° Sensação
14.7 km/h Vento
53.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias