Quarta, 14 de Abril de 2021 15:02
45 99954 3000
Agronews Suinocultura

Hamilton Esser se destaca com pontuação histórica na suinocultura da Copacol

Há 30 anos na integração de suínos da Cooperativa, ele é um dos pioneiros entre todos os produtores integrados na atividade.

08/04/2021 16h25
103
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Copacol
foto: Copacol
foto: Copacol

Nada é por acaso, na atividade de suinocultura não é diferente. Primeiro tem que gostar do que se faz, coragem para enfrentar os desafios, cumprir rigorosamente as recomendações de manejos, dedicação, trabalho e empenho. É assim que o suinocultor do município de Nova Aurora, Hamilton Esser, que no último lote de suínos entregues à Cooperativa, obteve pontuação recorde, 652 pontos, define a atividade, que para ele é a sua principal fonte de renda na propriedade de 2,5 alqueires.

Há 30 anos na integração de suínos da Cooperativa, ele é um dos pioneiros entre todos os produtores integrados na atividade.

Ele que iniciou na suinocultura com a terminação de 25 cabeças, diz que o processo para chegar a essa expressiva pontuação é: “o cuidado, saber como lidar com os suínos, o manejo tem que ser muito bem feito, água de boa qualidade e a higiene da granja. Tudo tem que ser bem feito, pois é isso que procuro fazer todos os dias”, relata Hamilton.

Para ele que sempre esteve entre os melhores, a boa pontuação obtida não é novidade, mas sim resultado de muito esforço e dedicação de quem tem na suinocultura a sua maior fonte de renda.

“A suinocultura evoluiu muito nos últimos 30 anos. Quando comecei eu tinha que buscar ração com o trator, descarregar nos braços, tratar dos suínos no cocho na base do latão, e hoje é tudo diferente, equipamentos modernos, que agilizam os manejos e acima de tudo, o proporcionam o bem-estar dos animais. Assim como ela evoluiu, a minha vida também mudou para melhor ao longo desses anos”, conta o produtor.

Segundo ele, ninguém faz nada sozinho. O bom resultado está atrelado a boa parceria com a Copacol, que faz a sua parte fornecendo uma boa assistência técnica e veterinária, ração e pintainhos de boa qualidade e toda a atenção necessária ao produtor. Ele enaltece o atendimento que recebe da extensionista Mariana Schneider e da medica veterinária Glaci Ertel.

Tamanha é a satisfação do produtor, que depois de 30 anos na atividade, com a terminação de 360 suínos por lote, a expectativa é dobrar a capacidade de alojamento para 700 cabeças. Isso vem de encontro a demanda da Central Frimesa, que processa todo o suíno que é produzido pelos cooperados da Copacol e tem projeto de expansão para entrar em operação em 2023.

Além de Hamilton Esser com pontuação histórica, 652 pontos, também de se destacaram no mês de março os produtores: Celio Ramos Feltrin, do município de Jesuítas, com 627, Wagner Augusto Tesolin, de Iracema do Oeste, com 626, Waldemyr Cezar Tesolin, também de Iracema do Oeste, com 622 e Deroni Utcenski, do município de Cafelândia, com 620 pontos.

A Copacol parabeniza o cooperado Hamilton, bem como os demais suinocultores pelos bons resultados alcançados no mês de março.

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinteg

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Cafelândia - PR
Atualizado às 14h54 - Fonte: Climatempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 30°

31° Sensação
12.6 km/h Vento
49.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias