Sábado, 15 de Maio de 2021 20:12
45 99954 3000
Saúde São Paulo

Projeto S imuniza 27 mil pessoas, 98% da população-alvo de Serrana

A imunização da população de Serrana alcançou 27.150 pessoas, o que indica uma cobertura vacinal de 97,9%.

13/04/2021 23h35
98
Por: Da Redação Fonte: Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo

Foi encerrada no último domingo (11), com uma cerimônia oficial na Fundação Cultural de Serrana, a vacinação contra a Covid-19 da população que faz parte do Projeto S, estudo clínico do Butantan sobre o impacto da imunização na contenção da pandemia. Com o fim da aplicação da segunda dose da vacina, a imunização da população de Serrana alcançou 27.150 pessoas, o que indica uma cobertura vacinal de 97,9%.

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

“Estamos encerrando essa etapa tão importante para conseguir respostas necessárias para a pandemia com a vacina do Butantan”, assinalou Gilberto de Pádua, assessor da Diretoria do Instituto Butantan. “Se eu pudesse resumir o projeto em uma palavra seria intensidade. Tudo no Projeto S foi muito intenso: o planejamento, o desenvolvimento, o número de participantes, as relações, o volume de trabalho”, contou o médico Marcos Borges, diretor do Hospital Estadual de Serrana e investigador principal da pesquisa (PI, na sigla em inglês).

A vacinação deste domingo encerrou um ciclo de oito semanas de imunização da população de Serrana, iniciada em 17/2. O município foi dividido em quatro grupos, e a cada semana um dos grupos era vacinado – nas primeiras quatro semanas, com a primeira dose da vacina; nas quatro semanas seguintes, com a segunda dose. O resultado foram 6.600 pessoas do Grupo Verde vacinadas, 94,2% dos voluntários cadastrados na região; 6.370 moradores do Grupo Amarelo, 94,8% dos cadastrados; 5.928 pessoas do Grupo Cinza, 93,8% dos cadastrados; e 8.202 moradores do Grupo Azul, 99,2% dos cadastrados.

Foram aplicadas 54.872 doses da CoronaVac e registrados 46 eventos adversos graves. No período, houve seis óbitos por Covid-19: cinco pessoas faleceram após tomar somente a primeira dose, e uma pessoa faleceu após tomar a segunda dose (os sintomas começaram a se manifestar dois dias após a aplicação, o que indica que o paciente já estava infectado quando tomou a segunda dose). Entre as pessoas não vacinadas, foram 14 mortes por Covid-19.

O diretor de estudos clínicos do Butantan, Ricardo Palacios, destacou o número de aceitabilidade da vacina, que foi de 97,7% – um indicador expressivo, já que a CoronaVac foi vítima de informações equivocadas e críticas infundadas, inclusive de autoridades, unicamente por ser fruto de uma cooperação com a farmacêutica chinesa Sinovac.

“Esse número foi alcançado por meio de um trabalho que faz de Serrana um exemplo. Aqui, foi unificada a voz da ciência e das autoridades, tanto de Estado quanto do município, com os entes de saúde, e todos falam a mesma coisa: é importante que as pessoas tomem vacina”, resumiu o pesquisador. Para Palacios, o fato de Serrana ter aceitado a vacina indica que a população se apropriou do Projeto S.

Os moradores continuarão sendo acompanhados por mais um ano, tanto os vacinados quanto os não vacinados, especialmente em relação à vigilância de casos de internação e óbito. A expectativa é que as primeiras respostas relacionadas ao estudo clínico comecem a ser obtidas a partir de maio, quando acaba o período de duas semanas após a aplicação da segunda dose necessário para que o sistema imune gere anticorpos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR
Atualizado às 19h58 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 26°

20° Sensação
1.8 km/h Vento
58.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Segunda (17/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias