Sábado, 31 de Julho de 2021 02:01
45 99954 3000
Saúde Stresse

TÉCNICAS ESSENCIAIS PARA MANTER A CALMA EM SITUAÇÕES DE ESTRESSE

Stresse

22/04/2021 17h55
250
Por: Eliane de Fatima Bruger Racoski
Imagem da net
Imagem da net

Apesar de a maioria de nós provavelmente ser incapaz de enfrentar uma crise tão drástica, não é interessante ver como as pessoas reagem a situações difíceis de maneiras tão diferentes? É sempre impressionante quando alguém passa por uma situação de estresse e, com uma atitude tranquila e centrada, toma boas decisões e as executa com confiança.

Algumas pessoas têm a capacidade de chegar a esse estado com mais naturalidade do que outras e a boa notícia é que é possível aprender essa habilidade. Com efeito, quanto mais você melhorar nisso, mais será capaz de pensar com clareza para tomar boas decisões em situações estressantes, sendo capaz de focar a sua energia onde mais importa em vez de desperdiça-la tentando lidar com o estresse.

Quando nos vemos diante de situações que consideramos estressantes, uma onda de substâncias químicas é liberada em questão de milissegundos, mobilizando o nosso corpo para agir. Isso pode ter três resultados: lutar (prontidão para o combate), fugir (prontidão para correr) ou, em alguns casos, congelar (paralisia para tomar qualquer ação). Os mesmos hormônios do estresse acionam esses três resultados: o cortisol e a adrenalina.

A reação do corpo ao estresse pode ser bastante útil quando precisamos mobilizar o nosso corpo para reagir a uma ameaça imediata. O que não ajuda em nada é o fato de que todo esse mecanismo biológico prejudica o funcionamento de nosso Cérebro Pensante. O que acaba acontecendo é que, quando estamos estressados, não pensamos com clareza nem tomamos boas decisões. Além disso, quando vivemos em um estado prolongado de estresse, acabamos sofrendo com todo tipo de efeitos físicos e mentais, incluindo distúrbios do sistema imunológico e doenças cardiovasculares, bem como ansiedade e depressão.

Várias técnicas podem ajudá-lo a desenvolver a reação do relaxamento, mas todas se baseiam em encontrar uma rotina mental e física que propicie fazer uma pausa e mudar o modo de pensar para acalmar seu Cérebro Reativo e voltar ao Cérebro Pensante. Ao praticar essas rotinas, seu cérebro vai ficando cada vez melhor até chegar ao ponto em que você é capaz de efetivamente mudar o modo como reage ao estresse. Não importa qual rotina você escolhe, contanto que ela seja eficaz e você a pratique.

Algumas técnicas a seguir:

1. Distanciamento

Visualize mentalmente a situação ou a pessoa estressante e distancie a imagem até a pessoa ou o cenário ficarem bem pequenos.

Seu cérebro foi configurado para reagir a problemas grandes e próximos. Ao minimizar a imagem, o cérebro se acalma. Você também pode imaginar a pessoa falando com uma vozinha de esquilo, o que minimiza a sensação de ameaça, além de dar um toque de humor.

2. Mudança de perspectiva

Quando se sente ameaçado ou estressado com alguma situação, seu cérebro tem uma reação correspondente.

Quando você muda a perspectiva ou reavalia a situação como um desafio positivo que não vê a hora de enfrentar, seu cérebro reage de uma maneira mais construtiva.

3. Conte até 10

Parece até brincadeira, ou algo que acontece apenas nos filmes, mas tente. Quando você estiver atolado de trabalhos, prazos apertados, interrupções e solicitações desnecessárias afaste-se um pouco da situação, respire e conte até 10. Isso ajudará você a colocar as coisas em perspectiva, e poderá pensar na questão com o seu Cérebro Pensante.

4. Respire fundo

Respirar fundo e contar até dez altera tanto a fisiologia quanto a composição química do cérebro. O oxigênio adicional ajuda e esse simples exercício pode lhe proporcionar a pausa necessária para que seu Cérebro Reativo recue enquanto seu Cérebro Pensante assume.

5. Pense Positivo

Muitas vezes as pessoas que se estressam mais, focam apenas nas partes ruins das situações e acabam se irritando mais facilmente. Foque nas partes boas do seu dia e você se sentirá em paz instantaneamente, isso te fará olhar com um novo “par de olhos” nos momentos de estresse.

6. Evite pessoas negativas

Você querendo ou não o humor de outras pessoas pode ser contagioso, se você passar o dia com alguém reativo, você vai ficando reativo com o passar do tempo. Evite ao máximo a reatividade e tente ajudar seus colegas que são para quebrar o ciclo.

7. Não leve nada para o lado pessoal

Entenda que mesmo que aconteça algo extrema no seu ambiente de trabalho, como uma briga, erros, não alcance de metas, entre outros, não leve para o lado pessoal.

Quando você leva os problemas da trabalho para o pessoal o problema acaba se multiplicando cada vez mais, e é difícil manter a compostura e fazer os demais colaboradores e funcionários entenderem que você ainda tem compostura.

8. Meditação

Não faltam pesquisas sobre os benefícios antiestresse da meditação regular. A meditação não só o ajuda a atingir estados mais relaxados durante a sessão como também efetivamente pode reconfigurar seu estado normal para que você passe o dia mais tranquilo e não se irrite tanto sob pressão. Esse é o melhor tipo de reconfiguração do cérebro e você não precisa usar um manto vermelho ou atingir o nirvana para isso acontecer.

A meditação não passa de uma técnica que pode ser usada para acionar diferentes botões químicos em seu cérebro, posicionando-se melhor para lidar com o estresse da vida.

Você já usa uma boa técnica de relaxamento? Se usar, continue! Se não, escolha uma ou mais técnicas acima que podem ser interessantes para você ou encontre outra que tenha mais a ver. A capacidade praticada de fazer uma pausa no Cérebro Reativo e acessar conscientemente o Cérebro Pensante é fundamental para tomar as boas decisões que possibilitam a produtividade extraordinária.

 


Se esse artigo te despertou interesse e você gostaria de saber mais sobre o assunto, entre em contato.

Eliane Bruger Racoski

Psicóloga (CRP08/12234)

Clinica Humanité - Cascavel/Pr

(45)99966-3648

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Eliane de Fatima Bruger Racoski
Sobre Eliane de Fatima Bruger Racoski
Eliane de Fatima Bruger Racoski Psicóloga com ênfase na psicanálise e Palestrante, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia do Trânsito. Cursando pós graduação em Arteterapia e Neuropsicologia. Possui experiência com atendimento clínico com ênfase na Psicanálise, na Ciretran na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atuou como docente na pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade de E
Cafelândia - PR
Atualizado às 01h45 - Fonte: Climatempo
Muitas nuvens

Mín. Máx. 20°

° Sensação
13.4 km/h Vento
53.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias