Terça, 30 de Novembro de 2021
29°

Tempo aberto

Cafelândia - PR

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que dispensa autorização para plantio de espécies nativas

Sementes poderão ser coletadas em áreas protegidas; espécies não autóctones poderão ser usadas em projetos de sistemas agroflorestais ou plantios c...

05/05/2021 às 22h20
Por: Da Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Agostinho: “Precisamos incentivar e facilitar os processos de restauração” - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)
Agostinho: “Precisamos incentivar e facilitar os processos de restauração” - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), proposta que dispensa de autorização ou licença do poder público as ações de restauração, recomposição e recuperação da vegetação original com espécies nativas.

O texto aprovado é o substitutivo do deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP) ao Projeto de Lei 5634/19, do deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA).“Precisamos incentivar e facilitar os processos de restauração”, disse o relator.

A versão acolhida pela comissão expande a proposta original, que previa a dispensa de autorização apenas para o plantio de espécies nativas em propriedades rurais. O substitutivo prevê a medida para qualquer local.

Além disso, prevê que as sementes das plantas usadas na restauração da vegetação nativa poderão ser coletadas em áreas protegidas, como florestas nacionais e estações ecológicas. O texto permite ainda o uso de espécies não autóctones, desde que em projetos de sistemas agroflorestais ou plantios consorciados de espécies arbóreas.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias