Sábado, 31 de Julho de 2021 02:45
45 99954 3000
Agronews Dia do Campo

A importância do campo para a economia

Desde a época da colonização, a agricultura e a pecuária são atividades que mantêm a importância do campo para o desenvolvimento do homem.

10/05/2021 08h49 Atualizada há 3 meses
200
Por: Giovanna Trevelin Fonte: AGROLINK - Aline Merladete
foto: pixabay
foto: pixabay

Hoje, dia 10 de maio, é comemorado o Dia do Campo. A data busca promover a conscientização da sociedade sobre a importância do campo para a economia, o meio ambiente e a população de Rondônia. Além de incentivar a exploração consciente e sustentável de todos os seres humanos e empresas, que trabalham direta ou indiretamente com atividades relacionadas ao campo.

O campo é considerado o bioma terrestre mais vasto do planeta, abrangendo 24% da superfície, o equivalente a 46 milhões de quilômetros quadrados. Desde a época da colonização, a agricultura e a pecuária são atividades que mantêm a importância do campo para o desenvolvimento do homem. A agricultura ainda é a principal base econômica do Brasil e há expectativa de aumentar ainda mais as exportações neste ano de 2021.

Base estrutural do agronegócio, junto a pecuária, a agricultura é responsável pelo equilíbrio da balança econômica do país. A vasta extensão territorial e clima tropical são alguns dos principais fatores para esse sucesso. Passando por oscilações econômicas ao longo da história do Brasil desde a colonização, a agricultura brasileira ganhou novas perspectivas a partir do avanço tecnológico e do foco na sustentabilidade.

Com a diversidade de clima e vegetação do país, assim como a vastidão de terras, é possível encontrar as mais variadas culturas de alimentos, que vão da grande escala do agronegócio até a agricultura familiar de pequenos proprietários rurais.

A atividade é de suma importância para a economia do país, conforme dados do Banco Mundial, em 2020 houve uma retração da economia global de 4,3%. Para 2021, as projeções são de 3% de crescimento, mesmo número esperado para o Brasil, dependendo obviamente do cumprimento do calendário de vacinação, da aprovação das reformas e do cenário internacional. Nesse contexto, um dos mercados de teve um crescimento potencial em 2020 foi o agronegócio, responsável inclusive por ajudar a reduzir a queda do PIB brasileiro, registrando crescimento de 9% no ano passado e contribuindo com mais de 25% no PIB Brasil, alcançando recorde em exportações e superávit comercial de US$81,9 bilhões, mesmo com o cenário mundial de pandemia. 

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias