Quarta, 16 de Junho de 2021 23:21
45 99954 3000
Esportes Parceria

Formação da UEL e Paraná Esporte abordará temas do paradesporto

Totalmente gratuita, a formação será nos dias 3, 10, 17 e 24 de julho, no formato online, das 9h às 12h, e abordará temáticas referentes ao paradesporto.

11/05/2021 16h50 Atualizada há 1 mês
177
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Foto: Esporte Paraná/Arquivo
Foto: Esporte Paraná/Arquivo

A UEL e a Paraná Esporte vão oferecer em julho o terceiro módulo da formação de treinadores, que integra o Programa de Atendimento à Sociedade (PAS), da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX) da UEL, em parceria com o Departamento de Ciências do Esporte, do Centro de Educação Física e Esporte (CEFE). Totalmente gratuita, a formação será nos dias 3, 10, 17 e 24 de julho, no formato online, das 9h às 12h, e abordará temáticas referentes ao paradesporto.

“A ideia do módulo é fazer exatamente esse atendimento do paradesporto. Desde estratégias que tenham a característica de intervenção no esporte com deficiência sensorial, deficiência motora e intelectual, processo de avaliação de atletas e a classificação funcional. Entendemos que este será um módulo importante para os treinadores”, destacou o professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, que coordena a iniciativa.

DEFICIÊNCIA

O terceiro módulo será aberto pela professora Marcia Greguol, também do Departamento de Ciências do Esporte, que falará sobre os aspectos conceituais da deficiência e da prática esportiva para a pessoa com deficiência sensorial (visual e auditiva). Marcia Greguol é doutora e mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e tem pós-doutorado em Atividade Física Adaptada pela Universidade de Padova, na Itália.

“Eu fiquei muito feliz pelo convite porque foi um cuidado muito grande que o professor Hélcio teve de incluir um módulo relacionado às pessoas com deficiência, o que mostra a preocupação em ter um olhar voltado para uma população que corresponde a uma parcela significativa. Afinal, temos em média no Brasil de 15% a 20% da população com algum tipo de deficiência”, afirmou a professora.

Dividido em quatro cursos, o módulo tem como objetivo proporcionar formação continuada, além de atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam no âmbito esportivo, sejam graduandos, professores ou treinadores.

INSCRIÇÕES

O conteúdo será transmitido ao vivo pelo canal do Curso de Formação no Youtube. As inscrições podem ser efetivadas a partir de junho via ficha cadastral disponível AQUI.

Confira a programação completa do terceiro módulo

3 de julho – Aspectos conceituais da deficiência. Deficiências sensoriais: conceito, características e implicações para a prática esportiva.
Professora Marcia Greguol (UEL)

10 de julho – Estratégias para intervenção no esporte – deficiência motora e intelectual.
Professora Bruna Seron (Universidade Federal de Santa Catarina).

17 de julho – Medias e Avaliação em Educação Física e esporte Adaptado. Testes motores e adaptações. Método KTK.
Professor José Irineu Gorla (Universidade Estadual de Campinas).

24 de julho – Classificação Funcional Paradesportiva.
Professor Claudio Diehl Nogueira (Universidade Castelo Branco – RJ)

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Norte do Paraná
Cafelândia - PR
Atualizado às 23h07 - Fonte: Climatempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 22°

14° Sensação
18.6 km/h Vento
69.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Sexta (18/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens e chuva
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias