Sexta, 15 de Outubro de 2021
19°

Chuva

Cafelândia - PR

Variedade Cultura

Biblioteca lança livro sobre a história da produção curitibana de charges, cartuns e quadrinhos

Com 360 páginas e centenas de ilustrações, a obra de referência resgata a memória gráfica local e seus reflexos na cultura nacional, por meio de documentos, biografias e depoimentos.

28/05/2021 às 14h30 Atualizada em 28/05/2021 às 14h44
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© Biblioteca Pública do Paraná
© Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), por meio do selo Biblioteca Paraná, lança o livroNarrativas Gráficas Curitibanas: 210 Anos de Charges, Cartuns e Quadrinhos, do quadrinista, curador e pesquisador José Aguiar. Com 360 páginas e centenas de ilustrações, a obra de referência resgata a memória gráfica local e seus reflexos na cultura nacional, por meio de documentos, biografias e depoimentos.

A edição impressa, com tiragem de mil exemplares, será distribuída para bibliotecas públicas de todos os municípios paranaenses, além de universidades, gibitecas e pontos de cultura do Paraná e de outros estados. Uma versão digitalizada também está disponível para download gratuito no site da BPP. No dia 4 de junho, Aguiar e os pesquisadores Maria Clara Carneiro (Universidade Federal de Santa Maria) e Rodrigo Scama (Uninter) participam de uma live de lançamento para discutir o projeto. O evento acontece às 19 horas, com transmissão pelo canal youtube.com/BibliotecaPR.

MAPEAMENTO

Desde o possível primeiro chargista brasileiro (João Pedro, o Mulato) até a intensa atividade independente atual, Narrativas Gráficas Curitibanas mapeia boa parte da produção artística realizada na cidade entre 1807 e 2018. “A partir de autores e personagens em sua maioria desconhecidos fora de Curitiba, é possível acompanhar a evolução não somente do traço ou da imprensa, mas da própria sociedade”, diz o autor.

“Descobrir que temos uma cena rica desde o século XIX foi algo surpreendente até para mim, que sou artista desse meio. A riqueza da atual cena local não é obra de um surto, mas consequência de acertos, erros, fracassos e muita persistência de homens e mulheres que se arriscaram para construir coletivamente essa tradição de constante reinvenção”, acrescenta Aguiar.

SOBRE O AUTOR

José Aguiar é mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR e autor premiado de quadrinhos, com obras publicadas na Alemanha, França e Portugal. CWB, Reisetagebuch — Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha, Coisas de Adornar Paredes, Nada Com Coisa Alguma e A Infância do Brasil estão entre seus principais trabalhos. Narrativas Gráficas Curitibanas é o seu primeiro livro como pesquisador.

SERVIÇO: Narrativas Gráficas Curitibanas: 210 Anos de Charges, Cartuns e Quadrinhos, de José Aguiar
Download gratuito em bpp.pr.gov.br/Pagina/Selo-Biblioteca-Parana

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias