Sábado, 18 de Setembro de 2021
32°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Geral Espiritualidade

Forma e Conteúdo

Qual é o mais importante?

05/06/2021 às 15h01 Atualizada em 21/08/2021 às 10h27
Por: Roberto C. P. Junior Fonte: O Dia Sem Amanhã
Compartilhe:
Forma e Conteúdo

Na maioria das situações da vida, o conteúdo costuma ser mais relevante do que a forma. Veja-se a oração. Quando uma pessoa ora, vale o que a sua alma está sentindo e ansiando naquele momento, quer se trate de um pedido ou de um agradecimento, e não se ela está seguindo alguma fórmula específica de como rezar.

As palavras que ela usa para expressar o que a sua alma está vivendo servem de conduto para a prece, mas não precisam ser especialmente incisivas ou elaboradas. Numa oração profundamente intuída, aliás, nem é preciso palavras. A pureza do sentimento intuitivo é tal, que faz com que a oração se eleve imediatamente, mesmo que a respectiva pessoa só consiga balbuciar sílabas.

Outra situação na qual o conteúdo é primordial é a da "real intenção". O que uma pessoa procura aparentar mediante atitudes cuidadosamente escolhidas pelo raciocínio não deve impressionar ninguém, mas sim aquilo que vai em seu coração, o que sempre pode ser percebido por uma intuição aguçada. Também a aparência externa, a beleza física, não importa absolutamente, e sim a aparência interna, o estado da alma. De nada contam atrativos corpóreos para a leis da Criação, mas unicamente a beleza anímica.

No entanto, em relação à alma propriamente, não há diferença entre conteúdo e forma. Ambos se equivalem, pois estão interligados. Uma alma só pode ser bela se for boa, e vice-versa. Não é possível, por exemplo, uma alma feia abrigar pureza ou uma alma bonita abrigar cobiça.

Já em relação à expressão através da fala, a forma pode ser mais importante do que o conteúdo. Uma censura por alguma atitude indevida pode ser feita com palavras que não ofendam nem magoem, numa tonalidade que deixe transparecer o amor que tudo abrange, bem como a intenção de que o censurado reconheça o seu erro, para que não torne a errar e, por conseguinte, não volte a se prejudicar. Todavia, esse mesmo conteúdo (a censura) pode ser apresentado numa forma diferente, com palavras duras, em tom áspero, num timbre que machuca a alma e fere o coração. Não é preciso dizer qual é a forma certa para esse mesmo conteúdo.

Quando a intuição fala, ela sempre nos indica a forma adequada para o conteúdo que desejamos transmitir. E se é realmente a intuição quem fala em todas as decisões que temos de tomar, se é mesmo ela que tomou para si o leme de nossas vidas, então isso é sinal de que o nosso conteúdo interior também mudou para melhor, independentemente da forma como somos vistos por nossos semelhantes.

Roberto C. P. Junior

(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra.)

Este post em áudio.

______________________________

Confira os posts desta coluna já convertidos em áudio acessando as plataformas a seguir:

→ YouTube: bit.ly/YT-ODSA

→ SoundCloud: bit.ly/Sound-ODSA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
O Dia Sem Amanhã
O Dia Sem Amanhã
Sobre Roberto C. P. Junior é espiritualista, mestre em ciências, membro da Academia de Letras e Artes de Portugal e autor de seis obras, dentre as quais: O Dia Sem Amanhã, O Filho do Homem na Terra e Jesus Ensina as Leis da Criação, todas publicadas pela Ordem do Graal na Terra, da qual é membro –> bit.ly/livros-OGT. É responsável pela página "O Dia Sem Amanhã" no Facebook, pelo blog odsa.com.br e canal bit.ly/ODSA-YT.
Cafelândia - PR Atualizado às 18h54 - Fonte: ClimaTempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 34°

Dom 36°C 20°C
Seg 38°C 20°C
Ter 36°C 19°C
Qua 30°C 16°C
Qui 30°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias