Quarta, 16 de Junho de 2021 23:11
45 99954 3000
Geral Paraná

Com visitas a 107 municípios, CGE Itinerante supera meta e aproxima Governo da população

Equipe conferiu o serviço e o grau de satisfação de quem depende do poder público, além de divulgar os canais da Ouvidoria para o cidadão se manife...

08/06/2021 19h37
54
Por: Da Redação Fonte: Secom Paraná
© CGE
© CGE

Servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) estiveram em 107 municípios e entrevistaram 2.517 usuários de serviços da administração estadual desde o começo do ano passado. Esse resultado superou a meta do programaCGE Itinerante: visitar 100 municípios, até o fim deste ano. No Plano Plurianual estão estipulados 200 municípios a serem visitados até dezembro de 2022.

As ações conferem a execução do serviço e o grau de satisfação de quem depende do poder público estadual, além de divulgar como a população pode falar com o Governo do Estado. Os canais disponíveis são internet, telefone 0800 e WhatsApp, além do endereço fixo para correspondência.

Desde o início da pandemia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou à CGE o acompanhamento do enfrentamento à Covid-19. Além de auditorias preventivas e outras ações, o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, destacou a equipe do CGE Itinerante para verificar a execução dos serviços diretamente com a população.

“Precisávamos ver se o trabalho é realizado de acordo com as normas e se é aprovado pelo usuário”, disse. “O Governo tem buscado a aproximação com a população e esse trabalho é fundamental para mostrar a presença da administração pública e provocar melhorias para o cidadão”.

NORTE– No mês passado, foram visitadas 15 cidades da região de Londrina e entrevistadas 296 pessoas, respeitando as medidas de segurança de cada município, além das determinações estaduais. A equipe do CGE Itinerante verifica o recebimento das doses de vacina pelas secretarias municipais e a distribuição do kit de merenda escolar. A viagem também propiciou a pesquisa no recebimento de medicações especiais, entregue pela Farmácia do Paraná.

Cristiano Pereira participa do CGE Itinerante, pela Coordenadoria de Transparência e Controle Social, e faz o trabalho em conjunto com a Coordenadoria de Ouvidoria. “Nossa maior surpresa em todas as visitas é a quantidade de pessoas que desconhecem os canais de comunicação com o Governo do Estado, disponíveis pela Ouvidoria, e consequentemente o trabalho de controle realizado pela CGE”, explicou Pereira.

OPORTUNIDADE– Por esse motivo, em todas as visitas, que começaram em 2019, são informados esses canais de comunicação e a oportunidade que o cidadão possui para reclamar, opinar, sugerir e fazer críticas sobre os serviços executados pelo Estado. A pesquisa de satisfação feita pelo CGE Itinerante também está prescrita pelalei federal 13.460/2017, que determina verificações periódicas de satisfação dos usuários de serviços públicos.

Essa obrigação legal levou a CGE Itinerante a conferir o atendimento em 182 locais, como delegacias, unidades do Farmácia do Paraná e distribuição do Cartão Comida Boa. As visitas são agendadas conforme a procura pela população e algumas têm como ponto de partida reclamações que chegam à Ouvidoria-Geral.

“Há casos em que apenas a conferência no local pode dirimir dúvidas quanto à execução de procedimentos e confirmar possíveis denúncias”, disse Pereira.

Serviço

Ouvidoria-Geral do Estado
Endereço: Rua Mateus Leme, 2018 – Centro Cívico – Curitiba
(evite procurar o serviço presencialmente)
Telefone: 0800 041 1113
WhatsApp: (41) 3883-4014
Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias