Quarta, 16 de Junho de 2021 22:57
45 99954 3000
Agronews Paraná

Vazio sanitário da soja começa hoje, dia 10 de junho

Vazio sanitário e a calendarização da semeadura da soja são estratégias para o manejo da ferrugem-asiática da soja.

10/06/2021 11h16 Atualizada há 6 dias
113
Por: Giovanna Trevelin Fonte: AGROLINK - Aline Merladete
foto: pixabay
foto: pixabay

O vazio sanitário da soja tem início neste dia 10 de junho, no Paraná. A partir do dia 15 de junho, a medida se estende para outros cinco estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. A Embrapa elaborou um calendário com os períodos do vazio sanitário no Brasil e no Paraguai.

De acordo com as informações divulgadas pela Embrapa, é provável que haja mudanças nos períodos do vazio sanitário e da calendarização da semeadura da soja em alguns estados, em função da portaria nº 306, de 13 de maio de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O vazio sanitário e a calendarização da semeadura da soja são estratégias para o manejo da ferrugem-asiática da soja, mas essas medidas têm objetivos bem diferentes. O vazio sanitário é o período de, no mínimo, 90 dias sem a cultura e plantas voluntárias no campo. O objetivo é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra. No Brasil, treze estados e o Distrito Federal adotaram essa medida, estabelecida por meio de normativas.  E, além do Brasil, o Paraguai também estabeleceu o período de vazio sanitário, lá chamado de "pausa fitossanitária".

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias