Terça, 03 de Agosto de 2021 07:56
45 99954 3000
Geral História

Lendas ocupam lacunas na história de Cafelândia

O Caminho do Peabiru vem de Santa Catarina, de onde os pioneiros de Cafelândia também vieram.

14/06/2021 11h01
356
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Alceu A. Sperança
Ilustração: Mapa simplificado mostra uma das versões para o traçado do Caminho do Peabiru no Paraná.
Ilustração: Mapa simplificado mostra uma das versões para o traçado do Caminho do Peabiru no Paraná.

O Caminho do Peabiru foi uma grande estrada indígena que cortou grande parte do território sul-americano, ligando o oceano Atlântico ao Pacífico, mas o pouco que se soube a respeito veio dos registros de pesquisadores de origem europeia.

Em obra minuciosa (História do Caminho de Peabiru — Descobertas e segredos da rota indígena que ligava o Atlântico ao Pacífico), a jornalista e escritora Rosana Bond foi além, procurando não só consultar fontes europeias como também registros dos próprios índios.

Costuma-se atribuir o Caminho do Peabiru à busca espiritual pelo paraíso indígena e material por uma imensa montanha de prata.

O primeiro europeu a registrar passagem pelo Oeste do Paraná, Aleixo Garcia, partiu da atual Santa Catarina mais em busca da riqueza que de um paraíso imaginário.

Foi o que também fizeram os pioneiros de Cafelândia, Assis Chateaubriand e outras localidades próximas ao roteiro já conhecido do Peabiru.

Não deixa de ser poético e ufanista para os paranaenses, portanto, considerar que os pioneiros encontraram ambos – o paraíso e a riqueza – aqui mesmo, no Oeste do Paraná.

Sangue e trabalho

Cafelândia é um milagre em que as lendas e a história de muito sangue e trabalho se misturam.

Sendo fato que o Peabiru passa também pelo Oeste do Paraná e ainda continua cercado por mistérios e lendas, há narrativas em torno de Cafelândia que permanecem contadas como se fossem explicações realmente históricas, embora não possam ser aceitas pelo rigor acadêmico.

Cafelândia não tem esse nome porque havia plantações de café no local. O antigo nome do lugar – Caixão – e o novo – Cafelândia – não são contados como história real, apenas como suposições ou lendas, pela impossibilidade de assinalar fontes confiáveis para confirmar as alegações.

Mas como toda história tem um começo, a de Cafelândia na verdade começa ainda antes da própria história do Brasil. Milênios antes das incursões ibéricas, com soldados e religiosos espanhóis, os jesuítas, de um lado; e os bandeirantes caçadores de índios e ouro, de outro.

Muito antes de 1948

Importa que, mais adiante, com a afirmação do controle português sobre a região, até a Independência, e depois durante todo o Império, a ocupação da região de Cafelândia é também um capítulo importante da história do Paraná.

Com a ressalva de que afirmar a história de Cafelândia como iniciada em 1948 é inexato, a não ser que se pretenda historiar somente a migração sulista para a região, que se intensificou no pós-II Guerra.

As evidências da existência de populações pré-cabralinas no que hoje é o território do Oeste paranaense remontam a datações de oito mil anos a dez mil anos passados.

Talvez até do período em que os índios começaram a criar o Caminho do Peabiru. Afinal, toda suposição serve como elemento para uma lenda.

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR

Cafelândia - Paraná

Sobre o município
Cidade sede do jornal no Oeste do Paraná
Cafelândia - PR
Atualizado às 07h37 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 24°

° Sensação
13.7 km/h Vento
69.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias