Terça, 03 de Agosto de 2021 08:20
45 99954 3000
Tecnologia São Paulo

Iamspe cria Centro de Simulação Realística para treinar profissionais de saúde

Espaço oferecerá cursos com ênfase em procedimentos indicados no atendimento de casos complexos de Covid-19, entre outras patologias

16/06/2021 23h40
326
Por: Da Redação Fonte: Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo
Foto: Reprodução/Secom São Paulo

Referência no atendimento ao idoso, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) mantém sua tradição de investir no aprimoramento dos profissionais que atuam no Instituto ao inaugurar, nesta terça-feira (15), o Centro de Simulação Realística (Cesir).

Ocupando uma área de 475 metros quadrados, com equipamentos modernos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e manequins simuladores de alta-fidelidade, o Centro de Simulação Realística foi desenhado pelo Centro de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa (Cedep) para oferecer treinamento de qualidade para estudantes, residentes, médicos e demais profissionais de saúde com ênfase em procedimentos indicados no atendimento de casos complexos de Covid-19, entre outras patologias.

O Centro de Simulação Realística, que conta com a supervisão de instrutores certificados na metodologia de simulação realística nas áreas de emergências clínicas, técnicas cirúrgicas e práticas avançadas, oferecerá cursos teórico-práticos em cenários que reproduzem o cotidiano do ambiente hospitalar, destaca a diretora do Cedep, Dra. Maria Angela de Souza. “O público-alvo do Centro de Simulação Realística são os profissionais do HSPE e de entidades conveniadas com o Instituto”, ressalta a médica.

A grade curricular do Cesir obedece às normas da Associação Brasileira de Simulação na Saúde (Abrassim) para a prática médica e inclui treinamentos como monitorização hemodinâmica, práticas cirúrgicas, ventilação mecânica, pronação de paciente crítico, transporte de pacientes críticos, interpretação de eletrocardiograma, analgesia e sedação.

Importância de um Centro de Simulação Realística

O Iamspe conta com 1,3 milhão de pacientes cadastrados no Estado de São Paulo, sendo 60% com idade acima de 65 anos. Levantamento interno realizado pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) mostrou que, desde o início a pandemia do novo coronavírus, a faixa etária dos pacientes atendidos aumentou. O mesmo ocorreu no índice de comorbidades como hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

“A pandemia evidenciou ainda mais a necessidade de se treinar alunos e profissionais da saúde, promovendo a atualização do conhecimento e de novas técnicas garantindo um atendimento melhor para os pacientes. O Cesir foi criado para atender novas demandas e acompanhar a medicina que enfrenta o desafio de dar qualidade de vida a uma população que está vivendo mais”, reforça a Dra. Maria Angela.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias