Terça, 03 de Agosto de 2021 07:48
45 99954 3000
Geral Reflexões

Detox de rotina

Nos passa despercebido como nossas prioridades de vida ajudam a "fazer" nossa própria vida

21/07/2021 21h06 Atualizada há 2 semanas
241
Por: Caroline Derschner Fonte: Lendo a Vida
Detox de rotina

Se toda a sua vida fosse um reflexo de sua rotina semanal, como ela iria se parecer? Bom, não quero assustar ninguém, mas é possível que nos passe despercebido como nossas prioridades de vida ajudam a "fazer" nossa própria vida. Veja bem, tudo o que fazemos e acreditamos ganha força, na mesma medida em que as coisas esquecidas podem ir minguando e até mesmo não voltar nunca mais. É assim com tudo, com os relacionamentos, hábitos, compromissos.... Até aqui nenhuma novidade!

Olhando a vida desta forma, talvez todas as nossas prioridades — ou o bolo de compromissos e acontecimentos em que se transformou a nossa rotina — revela ter sim um efeito sobre nós e sobre o direcionamento de parte de nosso destino. Já ouvimos falar de detox em nossa dieta e também em nossa vida pessoal, nos livrando de relacionamentos tóxicos, sejam de "amor" ou amizade. Agora, um detox de prioridades para o melhor uso de nossa energia e intenção parece ser realmente uma coisa nova!

Examinar a rotina e até mesmo os motivos pelos quais fazemos as coisas, pode revelar muito sobre nós e a maneira como estamos modelando nossa vida. O mais interessante é que não temos consciência que modelamos nossa vida o tempo todo e ela passa a nos modelar também, uma vez estabelecida. Estamos já hoje sob a influência de nossa rotina passada ou até mesmo mais recente, sem mesmo perceber!

A receita desintoxicante para uma vida melhor

A resposta é: não existe uma pronta! Mas refletir sobre ela é o primeiro passo para sair do automático de simplesmente seguir fazendo todos os dias o que fazemos e continuarmos aborrecidos pelos mesmos motivos quase sempre. Aquilo que priorizamos todos os dias são as pedras que colocamos na calçada de nosso destino.

Se estas pedras forem somente coisas materiais, desejos vindos dos outros ou atitudes desalinhadas com nosso eu interior, dando pouco espaço para a escuta de nós mesmos, as chances de frustração e de nos sentirmos desamparados diante dos grandes e pequenos desafios da vida podem aumentar bastante no futuro...

"Mas a minha rotina é inflexível, estressante, não tenho como mudar nada nela". Acho esse reconhecimento interessante, afinal, eu mesma já pensei a mesma coisa muitas vezes. É aí que entra um fator importantíssimo e ele se chama "tempo livre". 

Um exemplo disso é bem comum: terminar o trabalho e decidir o que fazer em seguida. Uma boa noite de sono? Distração? Exercício físico? Leitura? Escrever? Ouvir música? Pensar em nada? Fugir de si mesmo? O que realmente você está pensando quando "não pensa em nada"? Que emoções ou pensamentos isso te traz, são bons? Ruins? Onde te levam, o que constroem? O que você busca realmente quando finalmente todas as ocupações e preocupações resolvem "dar um tempinho"?

Descansar com certeza é algo importante e muito subestimado em uma cultura da exaustão como a que vivemos. Mas parar para pensar no que fazemos com o tempo em que estamos acordados também é. Pode ser difícil separar nossa atuação na vida do trabalho formal, carreira e emprego, mas acredito que ela vai muito mais além, pois é uma busca, um desenvolvimento, uma atitude e forma de ser que faz sentido para nós. Podemos levar essa postura para o trabalho também, pois esse sentido maior está em tudo que fazemos, desde atender um telefone até fazer um relatório. Nosso propósito como ser humano perpassa a ocupação profissional, mas não se resume só a ela, e é por isso que o sentido de realização muitas vezes é maior que nossa profissão. Somos o que somos, dentro ou fora do expediente.

Livres ou ocupados seguimos fazendo escolhas de vida. Se tivéssemos melhor consciência de que todo nosso tempo alimenta algo que ajuda a calçar nosso destino, que algo seria esse então? Algo que, muitas vezes repetido, ajuda a dar sentido à nossa existência, por tantos considerada ainda tão misteriosa...

Em uma sociedade que valoriza o esgotamento de tempo, parar por um momento e olhar com cuidado para a rotina, fazendo mudanças, podas e revendo prioridades, pode ser um passo importante para um viver em que nossas escolhas nos levem a ter mais clareza, sabedoria, leveza, equilíbrio e paz interior. Bom detox de rotina para você!

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lendo a Vida
Sobre Lendo a Vida
Caroline Derschner é redatora, formada em Comunicação Social pela PUC-SP e escreve para blogs e sites diversos. Participa de eventos online e presenciais sobre literatura, criação literária, espiritualidade e autoconhecimento. Possui dois trabalhos publicados no exterior em coletâneas literárias e atualmente mantém o site lendoavida.com.
Cafelândia - PR
Atualizado às 07h37 - Fonte: Climatempo
Poucas nuvens

Mín. 10° Máx. 24°

° Sensação
13.7 km/h Vento
69.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 23°

Sol com algumas nuvens
Quinta (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias