Terça, 03 de Agosto de 2021 07:08
45 99954 3000
Agricultura IDR-Paraná

IDR-Paraná lança manual para orientar secretários municipais da Agricultura

Nesta quarta-feira (21), em Cascavel, foi lançado o “Manual do Secretário”, material técnico produzido pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) da região.

22/07/2021 11h19
41
Por: Amanda Fonte: Da Emater
Foto: Gisele Barão
Foto: Gisele Barão

 

Nesta quarta-feira (21), em Cascavel, foi lançado o “Manual do Secretário”, material técnico produzido pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) da região. O objetivo é orientar secretários municipais da Agricultura sobre a estrutura, ações e programas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, vinculadas e demais órgãos que atuam no desenvolvimento do setor. O evento aconteceu na sede da Amop - Associação dos Municípios da Região Oeste do Paraná, parceira na iniciativa, e também contou com a presença do secretário estadual da saúde, Beto Preto.

Na oportunidade, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, aproveitou para esclarecer dúvidas sobre os programas para o desenvolvimento do agro paranaense, como Banco do Agricultor e Coopera Paraná. Também destacou a força das políticas pela segurança alimentar e nutricional, melhorias em estradas rurais e o trabalho pela sanidade do rebanho paranaense. “Queremos somar esforços e construir agendas comuns. Fortalecer essa relação entre Estado e municípios faz bem para um modelo mais elevado de agricultura”, disse. 

"Nós, como gestores municipais, precisamos estar em sintonia com o governo para apresentar as demandas de cada região”, disse o presidente da Amop e prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

 

Pesquisa e Extensão

O presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza citou a importância da assistência técnica e extensão rural para os municípios.

“Estamos em diálogo com os prefeitos. É importante conversar para sintonizar os projetos importantes e atuar de maneira integrada. Somos o braço do Estado no campo”, disse. Souza destacou ainda a criação de conselhos consultivos nas mesorregiões para entender os anseios locais, e parabenizou a iniciativa de oferecer apoio aos secretários por meio do Manual.

 

Conselhos

O presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, reforçou a importância dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária, para garantir a saúde do rebanho e proteger os negócios dos produtores, principalmente com o novo status internacional paranaense de área livre de febre aftosa sem vacinação. “A retirada da vacina exige de nós um trabalho efetivo de vigilância. Precisamos impedir a entrada da doença para manter o status. Os conselhos só serão fortes com a participação de todos nesse trabalho”.

 

Presenças

Também participaram do lançamento o chefe do núcleo regional de Cascavel, Manoel Chaves; o chefe do núcleo regional de Toledo, Paulo Salesse; a supervisora da Adapar de Cascavel, Odete Volz Medeiros; o supervisor da Adapar de Toledo, Antonio Carlos Dezaneti; o gerente regional do IDR-Paraná de Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros; a coordenadora estadual do Programa de Agroindústria do IDR-Paraná, Karolline Marques da Silva; e o gerente regional do IDR-Paraná de Cascavel, José Lindomir Pezenti.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias