Terça, 03 de Agosto de 2021 08:54
45 99954 3000
Geral Copacol

Gincoop leva conhecimento do mundo cooperativista

As atividades foram comandadas pelo Espaço Sou Arte, de maneira virtual, com apoio da Copacol.

22/07/2021 13h38 Atualizada há 2 semanas
92
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Copacol
foto: Copacol
foto: Copacol

Os princípios, os valores e a história do cooperativismo foram compartilhados com integrantes do Programa CooperJúnior da Copacol durante a Gincoop (Gincana da Cooperação) realizada pela Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e pelo Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). As atividades foram comandadas pelo Espaço Sou Arte, de maneira virtual, com apoio da Copacol.

Por meio de atividades lúdicas, os jovens foram desafiados com provas de conhecimento sobre o movimento que se disseminou pelo mundo. Divididos em grupos, eles participaram de uma competição divertida, inspirando desde cedo a vontade de cooperar por uma sociedade com oportunidades a todos. “De uma maneira muito prática, as crianças e os adolescentes puderam aprender sobre os nossos valores: ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade, solidariedade, honestidade, transparência e responsabilidade social. São bases do cooperativismo que fortalecem essa corrente que se espalhou em todo o mundo e aqui na nossa região temos como exemplo a Copacol”, explica a coordenadora da Assessoria de Cooperativismo, Elizete Lunelli Dal Molin.

Para demonstrar a importância do cooperativismo regional, os participantes conheceram empresas que atuam nesta modalidade. Além disso, foram desafiados dar exemplos de produtos ou serviços de cooperativas. Em meio as dinâmicas, a história da Copacol (Cooperativa Agroindustrial Consolata), fundada em 23 de outubro de 1963, foi apresentada.

EXPERIÊNCIA PARA VIDA

O CooperJúnior tem o objetivo de integrar crianças e enaltecer o cooperativismo entre as novas gerações, envolvendo filhos dos cooperados. Anualmente mais de 100 crianças participam de atividades lúdicas relacionadas ao cooperativismo. Neste ano, em função da pandemia, as ações migraram para o modelo virtual, mantendo a proposta de levar conhecimento até as crianças e adolescentes.

Vinícius Zavatini, 12 anos, sempre participa das atividades propostas pela Cooperativa. Ele está há dois anos no CooperJúnior e acompanha o pai sempre que pode, na propriedade em Nova Aurora. A Gincoop foi mais uma oportunidade para conhecer ainda mais sobre esse universo. “Aprendi muito sobre o cooperativismo. Fico muito feliz de fazer parte do cooperativismo, tenho orgulho disso e pretendo seguir os passos do meu pai”, comemora Vinícius.

ORIGEM COOPERATIVISTA

A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) considera como marco do surgimento do cooperativismo a união de 28 tecelões de Rochdale, na Inglaterra, em 1844. Foi a primeira cooperativa moderna: a Sociedade dos Probos de Pioneiros Rochdale, fornecendo os princípios morais e de conduta seguidos até hoje pelas cooperativas de todo o mundo, que atuam em sete ramos: agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e por último, trabalho produção de bens e serviços.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias