Terça, 19 de Outubro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Trânsito Informação

Pagamento antecipado proporciona 40% de desconto nas multas de trânsito

O acesso ao benefício pode ser pelo site ou aplicativo.

11/08/2021 às 11h48 Atualizada em 11/08/2021 às 14h06
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Compartilhe:
Foto: Geraldo Bubniak/Agência de Notícias do Paraná
Foto: Geraldo Bubniak/Agência de Notícias do Paraná

Motoristas podem ter desconto de 40% nas multas de trânsito se adiantarem o pagamento por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), que está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O acesso ao benefício pode ser pelo site ou aplicativo. O desconto no pagamento antecipado das multas vale para infrações cometidas a partir do dia 12 de abril de 2021.

A iniciativa é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Serpro, coordenada pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), está prevista no artigo 284 do código de trânsito brasileiro. 

O motorista que optar pelo sistema de notificação eletrônica terá acesso ao desconto. Importante ressaltar que, após adesão ao meio eletrônico, o condutor não receberá mais as notificações das infrações impressas e por via postal. 

A adesão ao sistema precisa acontecer antes da data da infração de trânsito, e o pagamento deve ser feito até a dia de vencimento da multa. O desconto depende da fase em que está o auto de infração.

SISTEMA

Para ter acesso ao sistema é necessário fazer um cadastro no portal do governo federal ou ter um certificado digital. Depois disso, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu celular.

Com a conclusão do cadastro, o usuário tem a possibilidade de inserir dados dos veículos em seu nome e, no menu “Preferências”, terá ciência da adesão de todos os veículos de sua propriedade. O sistema traz, eletronicamente, informações das notificações de autuações e penalidades dos órgãos autuadores que aderiram ao SNE. É possível, ainda, inserir ou excluir os veículos cadastrados a qualquer tempo.

Em breve, estará disponível a apresentação de defesa prévia e recurso para os casos em que o condutor não reconhecer o cometimento da infração e não quiser usufruir do desconto, sendo dispensável a apresentação de documentos para tal efeito.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias