Sábado, 16 de Outubro de 2021
19°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Política Utilidade Pública

Lideranças de partidos e entidades repudiam ameaças à democracia

A organização Direitos Já!, que reúne lideranças políticas de 16 partidos políticos e de diversas organizações sociais brasileiras, divulga nesta segunda (06/09) manifesto repudiando ameaças do Poder Executivo à democracia e à Constituição Brasileira.

06/09/2021 às 13h57 Atualizada em 06/09/2021 às 14h09
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Alquimia Comunicação
Compartilhe:
Manifesto
Manifesto "Direitos Já! Fórum Pela Democracia" no TUCA – teatro da PUC, em São Paulo (2019) - Foto: Reprodução Youtube
A organização Direitos Já!, iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã, se manifestou a respeito da ameaça encabeçada pelo chefe do Poder Executivo neste 7 de setembro:
 
 
"A tradição constitucional brasileira, de freios e contrapesos capazes de fazerem robusta nossa jovem democracia, está sob risco para servir a um projeto de orientação fascista, capitaneado pelo próprio chefe do Poder Executivo. Jair Messias Bolsonaro ensaia “cruzar o Rubicão” ao se insurgir contra decisões legítimas do Poder Judiciário e acirrar seguidores contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros.

Tão grave quanto, o presidente convulsiona o tecido social ao promover campanha de armamento de cidadãos, apropriar-se de data nacional, a Independência, e convocar milicianos armados às ruas em marcha contra um pilar do sistema democrático.

O momento, de grande tensão, impõe a vigilância dos setores democráticos. Motivo pelo qual a Direitos Já! Fórum pela Democracia lança este alerta em manifesto.

Bolsonaro encena uma crise política, com atos de golpismo explícito, para desviar a atenção do desemprego que grassa; da fome que campeia; da grave devastação ambiental, que acelera a crise hídrica e energética; e da inflação, já definitivamente em ascensão.

Sigamos atentos e vigilantes neste Sete de Setembro. Que fique garantido àqueles que queiram protestar em favor do presidente que possam fazê-lo de modo ordeiro. No entanto, que qualquer atitude atentatória à independência dos poderes, ao primado da lei e à liberdade dos cidadãos seja duramente reprimida e debelada pela autoridade da Constituição, na defesa da ordem democrática".

 
Direitos Já! Fórum pela Democracia
 
Direitos Já! Fórum pela Democracia é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã. Reúne, desde 2019, lideranças de partidos políticos, organizações da sociedade civil e 10 mil cidadãos mobilizados com um consenso: a defesa da democracia. Partidos com lideranças políticas no Direitos Já!: PDT, MDB, PSB, PCdoB, PSOL, PSL, PT, PSDB, PV, Rede, Podemos, Solidariedade, Cidadania, PL, DEM e PSD.
 
 
 
Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias