Terça, 28 de Setembro de 2021
36°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Educação Saúde

Capacitação é promovida pela Saúde no intuito de transparência da aplicação de recursos na área

A ação conta com o apoio do Fundo Estadual de Saúde (Funsaude) e a Coordenação Estadual do Siops, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems).

11/09/2021 às 09h33
Por: Amanda Fonte: Da Agencia AEN
Compartilhe:
Capacitação visa aumentar transparência.
Capacitação visa aumentar transparência.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estará promovendo na próxima semana uma capacitação direcionada aos municípios e Regionais de Saúde para normatização e atualização do Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops), visando aumentar a transparência de receitas e despesas em Saúde do Paraná.

A ação conta com o apoio do  Fundo Estadual de Saúde (Funsaude) e a Coordenação Estadual do Siops, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca em sua fala sobre a ajuda que a capacitação irá promover,

“Essa capacitação irá auxiliar na melhoria da inserção de dados no espelho das receitas e custos em Saúde do Paraná. O Siops é um termômetro destes gastos nessa área e por isso é essencial que todos os gestores e técnicos municipais participem”.

 

Treinamento

O treinamento será dividido em duas turmas. A primeira será de 16 e 17 de setembro e deve contemplar profissionais das macrorregiões Leste e Oeste. Já a segunda, nos dias 23 e 24 deste mês, vai abranger os profissionais das macrorregiões Norte e Noroeste. Até a manhã desta sexta-feira (10), 216 municípios já estavam inscritos, totalizando 387 profissionais.

 

SIOPS

O Siops, desde a sua criação, em 2000, constitui um instrumento para o acompanhamento e monitoramento dos valores destinados pelos entes federados em Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS), a fim de verificar a aplicação mínima de recursos conforme Lei complementar nº 141/2012.

O sistema faculta aos Conselhos de Saúde e à sociedade em geral a transparência e a visibilidade sobre a aplicação dos recursos públicos. Nenhum outro sistema de informação permite a consolidação de dados de Saúde no Brasil de forma semelhante. As informações produzidas a partir dos dados disponibilizados são essenciais para o aperfeiçoamento do SUS. O coordenador estadual do Siops, Mario Martins Junior, salienta sobre a importância da participação com o programa,

“É muito importante que os gestores, contadores, técnicos e responsáveis pelo preenchimento do Siops participem desse treinamento, pois quanto mais pessoas estiverem capacitadas maior será a transparência na inserção de valores e informações”.

A inscrição para a Oficina SIOPS 2021 é gratuita e pode ser realizada neste LINK.

 

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/--*

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias