Terça, 28 de Setembro de 2021
36°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Esportes Paraná

Nova ciclorrota em Pontal do Paraná promove a retomada do esporte

O objetivo é movimentar o litoral do Paraná até a temporada de verão. Com nosso apoio, o esporte age como indutor da economia e do turismo do Estado.

12/09/2021 às 07h33
Por: Amanda Fonte: Da Agencia AEN
Compartilhe:
 Lançamento de ciclorrota em Pontal do Paraná marca retomada do esporte no Litoral. Foto: Paraná Esporte
Lançamento de ciclorrota em Pontal do Paraná marca retomada do esporte no Litoral. Foto: Paraná Esporte

 

Foi lançado ontem (11) a ciclorrota do município de Pontal do Paraná – que integra o programa Pedala Paraná. No evento denominado Retomada do Esporte no Litoral ocorreram também os lançamentos dos Jogos de Integração dos Idosos (JIIDOS) e dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS).

A ação foi realizada pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte. O superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, destacou que esse é um momento muito importante, marcado pelas três novidades que vão fomentar não apenas a área esportiva,

“O objetivo é movimentar o litoral do Paraná até a temporada de verão. Com nosso apoio, o esporte age como indutor da economia e do turismo do Estado”.

 

PEDALA PARANÁ

A rota da estrada de Guaraguaçu Sambaqui soma aproximadamente 18 quilômetros (ida e volta), tem nível fácil e termina próximo de uma aldeia indígena – ponto alto do percurso.

A ciclorrota de Pontal do Paraná faz parte do programa Pedala Paraná, que somará cerca de 80 rotas por todo o Estado. Cada uma contará com totens de apoio aos ciclistas, com ferramentas e sinalização dos locais. Além disso, uma página com georreferenciamento estará disponível no site www.esporte.pr.gov.br.

O ciclista Victor Souza participou do evento e pedalou por todo o trajeto,

“Uma tranquilidade muito intensa estar em harmonia com a natureza e ao mesmo tempo praticando esporte. O ciclismo é excelente para saúde”.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, responsável pelo Pedala Paraná, explica que os principais objetivos das rotas são incentivar a prática da atividade física e o lazer por meio da bicicleta,

“Além disso, contribuir com o desenvolvimento regional, atraindo recursos ao pequeno empreendedor e promovendo capacitações de todos os envolvidos – alimentação, hospedagem, comércio, etc”.

O projeto Pedala Paraná faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) que agitarão o Litoral entre 29 de outubro a 07 de novembro. Durante o evento, foram divulgadas mais de 30 modalidades outdoor de alto rendimento, além de oficinas e apresentações para o JANS.

 

JOGOS DE INTEGRAÇÃO DOS IDOSOS

O evento ocorre entre 18 a 23 de outubro, com sede em Pontal do Paraná e Guaratuba. Durante o lançamento dos JIIDOS, quem estava presente pôde participar de uma aula de zumba com o professor Ary Júnior e sentir um pouco da energia que o evento terá.

Segundo Campos, os JIIDOS contarão com a participação de municípios de todas as regiões paranaenses. Neste ano, o Governo do Estado é responsável pela hospedagem e alimentação durante os jogos. Os municípios participantes têm como contrapartida ofertar o transporte e os profissionais exigidos – professor e enfermeiro.

Em todos os eventos serão respeitados os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19.

Para os municípios interessados, as inscrições podem ser realizadas até 30 de setembro, até as 17 horas, pelos e-mails [email protected] ou [email protected] O lançamento da Retomada do Esporte no Litoral contou com a presença dos prefeitos do Litoral, do ex-atleta Giba e demais autoridades.

 

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias