Terça, 19 de Outubro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Geral Conforto

Home office ideal: veja funcionalidades que a cadeira de trabalho deve ter para garantir conforto

A escolha de uma cadeira deve refletir aspectos de saúde também.

16/09/2021 às 15h11
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Gear SEO
Compartilhe:
foto: pixabay
foto: pixabay

Muitas pessoas trabalham em funções que exigem que elas fiquem muito tempo sentadas, o que com o passar do tempo pode acarretar problemas de saúde e principalmente de coluna.

Algumas atitudes, no entanto, ajudam a amenizar e até a evitar as complicações, como comprar acessórios de informática, móveis de qualidade e uma cadeira ergonômica, como as cadeiras gamer, que são confortáveis e funcionais e que auxiliam o usuário a manter a postura sempre reta.

O que é ergonomia

A ergonomia é um conjunto de procedimentos que visam manter a saúde e a produtividade de um indivíduo. Essas regras podem ser aplicadas tanto aos móveis presentes no escritório, quanto à estética do ambiente.

No caso de trabalhadores que permanecem muitos tempos sentados, acabam desenvolvendo muitos problemas ao longo do tempo, como posturais e até LER, causada pela execução de movimentos repetitivos.

Este distúrbio pode levar o funcionário a ter dor e consequentemente diminuir sua carga de trabalho e possivelmente ter que se afastar do trabalho por motivos de saúde. Portanto, investir na ergonomia é uma garantia de prevenir também prejuízos financeiros à empresa.

Por isso, a cadeira ergonômica é a melhor opção para esse usuário. Mas, para isso ela deve ter algumas funcionalidades que citaremos abaixo:

Assento confortável

O assento da cadeira deve ser muito confortável e com uma altura suficiente para que a bacia do trabalhador esteja completamente apoiada no estofado, enquanto seus pés devem estar apoiados no chão.

Altura do encosto

As cadeiras de escritórios devem sempre ter um encosto que apoie a região das costas, diminuindo assim a tensão nessa região. Para isso, recomenda-se um modelo com espaldar articulado para regulagem de altura. Também sugere-se que de preferência as cadeiras que também tenham apoio para a parte de trás da cabeça.

Apoio dos braços

Outro item indispensável para a ergonomia é o apoio para braços, optando sempre por modelos com regulagem de altura para obter melhor posicionamento em relação ao corpo.

É importante lembrar que o descanso para braços deve sempre ficar acima da mesa ou abaixo dela, permitindo assim que a cadeira consiga se aproximar da mesma.

Na hora de escolher uma cadeira de escritório, certifique-se que os cotovelos fiquem no descanso ao mesmo tempo, em que as mãos alcancem o teclado.

Regulagem

É importante que a cadeira de secretária tenha diversos tipos de regulagens, visto que a altura e as proporções das pessoas são sempre diferentes. Regulagens incorretas podem trazer prejuízos a longo prazo para a saúde do usuário, sendo mais comuns os danos à postura.

Rodinhas

As rodinhas são essenciais no escritório, pois sua locomoção evita que o trabalhador se esforce desnecessariamente. No entanto, é preciso saber o peso que elas suportam.

Além disso, alguns pisos são mais fáceis de serem danificados como o de madeira, por exemplo, sendo recomendado modelos de rodinhas anti-risco.

Matérias

Analisar os materiais com os quais as cadeiras são fabricadas é outro item que não deve ser esquecido. O recomendado é o material de melhor qualidade possível, visto que deixam o produto mais resistente e garantem maior durabilidade.

O estofamento das cadeiras também faz diferença na questão ergonômica. Para quem trabalha muito tempo sentado, ainda mais durante o verão, tecidos respiráveis são quase que indispensáveis. No mercado podemos encontrar diversas opções como o couro e o algodão, por exemplo. Essas fibras naturais acabam por ser também muito fáceis de higienizar.  

Design

O design é outro ponto importante na escolha de uma cadeira de escritório. Segundo um dos princípios da ergonomia, o ambiente de trabalho deve ser o mais acolhedor possível, para estimular a produtividade. Portanto, na hora de investir em uma cadeira, lembre-se de comprar um modelo que agrade tanto aos bolsos, quanto aos olhos.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias