Terça, 19 de Outubro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Economia Financeiro

Podcast do Serasa Experian debate estratégias inovadoras para empresas

Especialistas falam sobre o cenário das pequenas e médias empresas durante a pandemia e dão dicas para cultivar a saúde financeira dos negócios em meio à crise.

16/09/2021 às 16h03 Atualizada em 16/09/2021 às 16h14
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Serasa Experian
Compartilhe:
foto: pixabay
foto: pixabay

São Paulo, 16 de setembro de 2021 – O cenário de pandemia que se instalou no Brasil e, por consequência, a crise econômica em todo o país fez com que muitas das pequenas e médias empresas precisassem se reinventar e adotar novos meios de funcionamento para continuar mantendo a saúde financeira dos negócios. Dessa forma, correndo contra o tempo e com um menor fluxo de caixa, os empreendedores encontraram nas ferramentas tecnológicas as oportunidades que precisavam para continuar na ativa. O novo episódio do Serasa Experian Podcast debate como essas estratégias inovadoras auxiliaram a sobrevivência das PMEs e quais as expectativas para um futuro pós-Covid-19. É possível conferir essa conversa na íntegra em todas as plataformas digitais e no site da Serasa Experian.

A diretora de Pequenas e Médias Empresas, Fernanda Monnerat, e o Economista-chefe, Luiz Rabi, ambos da Serasa Experian, foram convidados para tratar do assunto e afirmam que muitas mudanças adotadas pelos empreendedores vieram para ficar. A habilidade de adaptação, o investimento em novas tecnologias, a introdução do trabalho remoto e as novas modalidades de vendas, que ganharam força através das redes sociais, aplicativos de delivery e espaços de marketplace, são alguns dos exemplos que trouxeram resultados positivos para as PMEs apesar da crise. Também segundo a explicação dos especialistas durante o episódio do Serasa Experian Podcast, é fundamental que os donos de negócios conheçam muito bem seus clientes, fornecedores, mercado de atuação e público-alvo, a fim de tomar decisões assertivas, rápidas e seguras para evitar, principalmente, a inadimplência, que durante a pandemia, tornou-se realidade para 21% das empresas de menor porte brasileiras.

De acordo com Fernanda Monnerat, um dos pontos mais relevantes para cultivar a saúde financeira dos negócios é a relação do microempresário com o crédito.

“Muitas vezes a busca por crédito se torna mais difícil pela falta de visibilidade sobre o PME dentro desse mercado. Crédito significa confiança e as instituições tendem a confiar nas empresas que elas conhecem. Por isso, é importante acompanhar o desenvolvimento do score, mantendo uma pontuação positiva, além de participar, por exemplo, do Open Banking, já que compartilhar mais informações sobre o seu negócio facilitará a tomada do recurso financeiro.”

Além disso, Monnerat explica que, no cenário de concessão de crédito, o ideal é utilizar soluções digitais que auxiliem a análise de clientes e parceiros para garantir a diminuição de riscos.

Para Luiz Rabi, mesmo com todas as medidas tomadas pelos empreendedores, as incertezas que permeiam a retomada econômica continuam afetando diretamente os pequenos e médios negócios.

“O microempresário precisa enfrentar uma série de desafios, pois enquanto a macroeconomia não melhorar, vão ter que continuar se reinventando com aquilo que conseguem extrair de suas empresas. Apesar disso, o acesso às linhas de crédito disponibilizadas especificamente para as PMEs e as renegociações de dívidas entre empresas, contiveram impactos que podiam ser muito mais negativos do que os observados.”

Os especialistas falam ainda sobre as expectativas econômicas para o próximo ano e dão dicas sobre como os empresários podem agir para conquistar a recuperação de dívidas e manter um fluxo de caixa equilibrado. O Serasa Experian Podcast pode ser acessado em https://www.serasaexperian.com.br/podcast . Além do site da empresa, é possível  ouvi-lo nas principais plataformas de podcast como SpotifyApple PodcastsDeezerGoogle Podcasts e Pocket Cast.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa 


Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias