Terça, 19 de Outubro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Educação Reconhecimento

Senado faz homenagem pelo centenário de Paulo Freire

O patrono da educação brasileira deve ser reconhecido e admirado por todos

16/09/2021 às 21h14
Por: Da Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Arquivo do Instituto Paulo Freire
Arquivo do Instituto Paulo Freire

Ele é o 3º intelectual da ciência social mais citado no mundo. Seu livro pedagogia do oprimido é mais citado que de famosos como Freud e Foucault e ainda tem gente que não o reconhece como patrono da educação no Brasil.

O centenário do educador e filósofo Paulo Freire, que em 19 de setembro de 2021 completaria 100 anos, será comemorado em sessão especial do Senado na segunda-feira (20), às 16h. A homenagem ao Patrono da Educação Brasileira foi sugerida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife (PE) e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.

Preso e depois exilado por 15 anos durante a ditadura militar, Freire espalhou sua pedagogia crítica pelo mundo. Autor da obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial. É também detentor de mais de 40 títulos de doutor honoris causa. 

“Em um momento tão obscuro e tão triste pelo qual o nosso país está vivendo, que parece estar sem rumo, no qual a desinformação tomou conta do país, é importante e necessário fazermos essa homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire. Não só para honrar toda a sua obra e legado, toda sua contribuição à educação brasileira e mundial, mas também para que possamos lembrar e alertar para a necessidade da educação na vida do povo brasileiro, da necessidade de uma política educacional duradoura e coerente”, justifica Jean Paul.

 

Fonte: Agência Senado

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias