Terça, 19 de Outubro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Saúde Comportamento

Áudio acelerado do Whatsapp pode gerar sobrecarga mental

Funcionalidade foi liberada este ano e se popularizou entre os usuários da plataforma; Especialista alerta para possíveis malefícios do uso acelerado.

22/09/2021 às 14h01 Atualizada em 22/09/2021 às 14h10
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Rodolfo Salloum - Assessor de imprensa
Compartilhe:
foto: pixabay
foto: pixabay
Cada vez mais presente no dia a dia da população para comunicação entre amigos, familiares e até no ambiente corporativo, o WhatsApp liberou recentemente a funcionalidade de acelerar a velocidade dos áudios em até duas vezes.

Visto como solução para encurtar o tempo das mensagens longas enviadas pelos usuários, a funcionalidade pode acarretar o aumento dos níveis de ansiedade, como explica a professora de Psicologia da Unopar Pitágoras Giuliana Temple. "Ao acelerar um áudio ou um vídeo, cria-se a sensação de ganho de tempo, mas o que será feito com esse tempo? Provavelmente, ler mais mensagens, ouvir mais áudios, trabalhar mais, gerando uma sobrecarga mental", destaca a professora.

De acordo com a especialista, esse tipo de comportamento acaba deixando as pessoas em um estado de hipervigilância, o que pode ser um gatilho para uma crise de ansiedade. "A hipervigilância gera um sentimento desagradável, fazendo com que a pessoa fique em alerta a qualquer perigo oculto. Muitas vezes esses perigos não são reais e acabam prejudicando o estado emocional do ser humano, gerando raiva, frequência cardíaca acelerada, paranoia, inquietação e outras sensações que são características de crises de ansiedade", diz.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão. O estudo revelou que 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade.

Outros agravantes

A professora alerta para a falta de empatia das pessoas ao ouvirem o áudio de forma acelerada. "Quando aceleramos o áudio não percebemos algumas características na voz das pessoas, por exemplo, não conseguimos identificar tristeza, alegria ou qualquer outro estado emocional, perdendo essa percepção nas relações", finaliza.

 
 
 
Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu.Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www2.unopar.br  

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br
 
 
 
Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias