Terça, 19 de Outubro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Tecnologia Conexão

Nova versão do Windows proporciona atualizações para os usuários

Disponibilizada em maio de 2021, atualização não é feita automaticamente pelo sistema

22/09/2021 às 16h31 Atualizada em 22/09/2021 às 16h38
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Gear SEO
Compartilhe:
foto: pixabay
foto: pixabay

O Windows é o sistema operacional mais usado em todo o mundo, seja em máquinas de empresas, seja em computadores pessoais. Se o seu notebook não é um Macbook, muito provavelmente você utiliza o Windows, e manter o sistema atualizado é uma forma de ter acesso às novidades que chegam em programas e funcionalidades, mas também é essencial para manter a máquina segura.

As principais mudanças na nova versão do Windows afetam principalmente os gerenciadores de segurança, como Windows Defender, Windows Management e Windows Hello. A antiga versão do tradicional navegador da Microsoft, o Edge, também foi removida e otimizada para competir com os demais navegadores. Confira as principais diferenças entre o Windows 10 e a versão 21H1 a seguir.

Windows 21H1 é uma versão enquanto o Windows 11 não chega

Previsto para ser lançado no fim de 2021, o Windows 11 é o aguardado novo sistema da Microsoft, que deve trazer mudanças nas formas de navegar pelo sistema e melhorias no desempenho das máquinas que fazem uso do Windows.

Enquanto ele não é liberado para os usuários, a Microsoft liberou o Windows 21H1, uma versão com diversas atualizações para os usuários, mas sem grandes mudanças de visual. Vale lembrar que a versão precisa ser instalada manualmente pelo usuário, dentro do Windows Update.

Melhorias de desempenho e segurança

Pensando no aumento gigantesco do uso de computadores pessoais e corporativos após a pandemia em 2020, que segue afetando todos os setores em 2021, o Windows 21H1 trouxe novos recursos de uso corporativo, para desenvolvedores e otimizações de desempenho geral nas máquinas.

Windows Update

O gerenciador de atualizações automáticas do Windows costuma acumular um grande histórico de arquivos, garantindo a recuperação do sistema em caso de bugs. Na versão 21H1, o gerenciador faz uma varredura mensal por atualizações cumulativas. Sendo assim, o computador fica sempre atualizado e sem queda de desempenho por acúmulo de arquivos de atualizações anteriores.

Windows Hello

A ferramenta de reconhecimento facial foi aprimorada, recebendo suporte a várias câmeras e oferecendo maior escolha para o usuário. Assim, o computador pode usar câmeras internas e externas para fazer o reconhecimento, que é uma das principais features de segurança presentes no sistema.

Navegador Microsoft Edge

A antiga versão do navegador nativo do Windows foi removida, dando espaço para um navegador mais leve, prático e com recursos exclusivos para desenvolvedores, o que pode estimular a criação de ferramentas interessantes para os usuários, aumentando a porcentagem de uso do software. Confira algumas das atualizações:

     Auto-preenchimento: a inserção de informações em formulários e sites de compras ficou mais simples e integrada com o gerenciamento de segurança do navegador, garantindo a privacidade de informações como CPF e dados de cartões;

  Ajustes de displays de leitura: o usuário pode configurar a melhor forma do navegador exibir blocos de texto, tornando a experiência mais imersiva;

  Grupos de abas: para quem trabalha com um grande número de abas simultâneas, o Microsoft Edge oferece a opção de agrupar abas de acordo com tags pré-definidas ou criadas pelo usuário;

     Menu de compartilhamento: mantém os principais canais, como e-mail, redes sociais e armazenamento de nuvem, para você compartilhar arquivos entre os seus dispositivos ou com outras pessoas de forma rápida e simples.

De forma geral, o Windows H121 não trouxe mudanças perceptíveis visualmente, mas melhora muito a experiência dos usuários, principalmente para uso profissional e acadêmico. Os recursos disponíveis dentro do Microsoft Edge podem ajudar principalmente quem faz uso de dispositivos de tela sensível, como tablets, que precisam de mais agilidade para acessar, guardar e compartilhar conteúdos.

No quesito segurança e compatibilidade, o sistema reforça a preocupação com os dados sensíveis dos usuários, ao mesmo tempo em que faz o monitoramento sem pesar no desempenho geral do sistema.

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias