Terça, 19 de Outubro de 2021
17°

Pancada de chuva

Cafelândia - PR

Agronews Produção

Estiagem afeta a semeadura da soja na região da Copacol

No ano passado, até essa data, 18% da área a ser cultiva já havia sido semeada, sendo que a média histórica para o plantio da oleaginosa, nessa mesma época, é de 46% na cooperativa.

28/09/2021 às 16h53
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Copacol
Compartilhe:
foto: Copacol
foto: Copacol

A forte estiagem presente no estado do Paraná interfere na semeadura da cultura da soja nos municípios onde a Copacol atua. Até o momento o volume semeado não passa dos 11% do total da área a ser cultivada na safra 2021/2022.

No ano passado, até essa data, 18% da área a ser cultiva já havia sido semeada, sendo que a média histórica para o plantio da oleaginosa, nessa mesma época, é de 46% na cooperativa.

A maior área semeada até o momento, se concentra na mais nova Unidade da Copacol, em Bom Princípio, município de Toledo, onde 60% da área já foi semeada. Em seguida vem Central Santa Cruz com 31%, Unidade Melissa com 30%, Palmitolândia com 28%, Pérola e Conciolândia no Sudoeste com 25%, Cafelândia com 22% e Universo com 18%.

Por outro lado em muitas das unidades da Copacol a semeadura ainda não iniciou. Vale lembrar que esses números foram levantados pela área agrícola da Copacol nessa segunda-feira 27, por Unidade da Cooperativa e não por cidade, tendo em vista que tem municípios com mais de uma Unidade.

De acordo com o gerente técnico da Copacol, Tiago Madalosso, a falta de umidade no solo tem impossibilitado o plantio.

“Temos uma previsão muito boa de chuva para o fim desta semana, o que caso se confirmar, tende a regularizar a semeadura na região. A soja é a grande aposta do nosso cooperado para produção de grãos na safra de verão. Motivados pelo bom momento que vive o mercado do grão, nesta safra praticamente 100% da área será cultivada com a soja”.

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias