Sexta, 03 de Dezembro de 2021
33°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Tecnologia Tecnologia

Programação especial para o Mês da Ciências, Tecnologia e Inovações é realizado pelo Governo

No Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Governo do Paraná vai promover de 4 a 8 de outubro uma série de atividades online para disseminar o conhecimento científico produzido no Estado.

30/09/2021 às 09h37
Por: Fonte: Da Agencia AEN
Compartilhe:
Governo divulga programação para o Mês da Ciência Tecnologia e Inovações - Curitiba, 29/09/2021 - Foto: SETI
Governo divulga programação para o Mês da Ciência Tecnologia e Inovações - Curitiba, 29/09/2021 - Foto: SETI

 

O Governo do Paraná vai promover de 4 a 8 de outubro - no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações - uma série de atividades online para disseminar o conhecimento científico produzido no Estado.

Denominada Paraná Faz Ciência, a iniciativa foi idealizada pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo é mobilizar a comunidade universitária em torno de temas que valorizem a criatividade, a atitude científica e a inovação, e aproximar os cidadãos, principalmente os jovens, de temas relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico e suas aplicações.

O evento terá parceria com a Universidade Virtual do Paraná (UVPR) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o apoio da Fundação Araucária e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, afirma que,

“O conhecimento científico possibilita avanços em todos os campos da sociedade, contribuindo para solucionar desafios nas mais diversas áreas, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Como exemplo, ele destaca o papel da ciência no enfrentamento ao novo coronavírus, cuja pandemia causou uma crise sanitária de proporção mundial, no ano passado,

“A partir do trabalho dos cientistas, foi possível elaborar protocolos de proteção e biossegurança e desenvolver vacinas eficazes contra as variantes do vírus. A ciência também auxiliou no desenvolvimento de políticas públicas, com foco na saúde da população”.

O Paraná Faz Ciência pretende alcançar os públicos das escolas e organizações da sociedade civil, além das instituições de ensino superior (IES) e das instituições de pesquisa científica e tecnológica (ICTs).

 

SNCT 2021

No período de 4 a 8 de outubro, diariamente, a programação (ao vivo) vai promover debates substanciais e apresentações de experiências científicas de todo o território paranaense. O evento integra a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2021), que neste ano propõe o tema a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.

A palestra magna será proferida pelo cientista e professor Paulo Eduardo Artaxo Netto, que desenvolve iniciativas científicas no campo da Física aplicada a problemas ambientais, focadas, principalmente, em questões relacionadas às mudanças climáticas globais.

 

PAINÉIS

No decorrer da semana, a série de eventos online vai reunir, ainda, representantes e pesquisadores renomados de universidades, museus, fundações de apoio e amparo à pesquisa, parques tecnológicos, entre outras organizações institucionais que atuam no desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Paraná.

Ao longo do mês de outubro, várias outras atividades serão realizadas por todas as universidades estaduais do Paraná. Os participantes receberão certificados para cada uma das atividades, mediante o preenchimento de uma lista de presença, que será disponibilizada durante os eventos online.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do Paraná Faz Ciência. Para assistir aos painéis, basta clicar nos links de acesso, conforme datas e horários agendados, sem a necessidade de inscrições prévias.

 

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias