Sexta, 03 de Dezembro de 2021
25°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Agronews Clima

Oeste do Paraná registra um grande volume de chuva no final de semana

O clima aumentou a expectativa do produtor rural em relação a semeadura da soja.

04/10/2021 às 15h00
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Copacol
Compartilhe:
foto: Copacol
foto: Copacol

Um grande volume de chuva marcou o fim de semana na região Oeste do Paraná. A região onde a Copacol atua também foi atingida pelo clima, o que fez aumentar a expectativa do produtor rural em relação a semeadura da soja, motivando aqueles que haviam plantado.

O engenheiro agrônomo da Copacol, João Mauricio Róy, pesquisador do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), diz que o acumulado de chuva na maioria das unidades da Cooperativa ultrapassou os 200 milímetros, o que possibilita ao produtor fazer semeadura da cultura da soja - maior aposta no campo enquanto cultura de verão.

Até a sexta-feira, 1º de outubro, 25%, da área destinada à soja nesta safra já havia sido implantada na região de atuação da Copacol. João Mauricio ainda alerta o produtor rural sobre o momento certo de plantio.

“Aos produtores que irão fazer a semeadura da soja, orientamos que seja feita com muito critério. O produtor deve aguardar a umidade ideal do sol. As previsões indicam mais precipitações para esta semana. Sabemos que o momento é ideal e oportuno para a semeadura, mas é importante que ela seja feita da melhor maneira possível. O principal processo para determinar a produtividade de uma cultura, é o momento da semeadura”.

Ele recomenda que, caso o produtor tem alguma dúvida, o mesmo deve procurar o engenheiro agrônomo que o atende para orientá-lo sobre as condições ideais do solo para se fazer a instalação da cultura a campo.

Confira o acumulado de chuva registrado na sexta-feira e também no fim de semana em algumas Unidades da Cooperativa:

Carajás - 240 mm
Universo - 240 mm
Formosa - 245 mm
Goioerê acumulado de 200 mm
Capanema - 189 mm
Planalto - 174 mm
Guaraniaçu - 195 mm
Bom Principio Toledo – 220 mm
Cafelândia - 220 mm
Melissa - 240 mm
Nova Aurora - 232 mm
Palmitópolis – 230 mm
Joaesse - 240 mm
Palmitolandia – 230 mm

 

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias