Sexta, 15 de Outubro de 2021
19°

Chuva

Cafelândia - PR

Cultura Dia das Crianças

Teatro Guaíra comemora o Dia das Crianças com apresentações virtuais

Os vídeos serão transmitidos nas redes sociais do Teatro Guaíra e da OSP no dia 12 de outubro.

09/10/2021 às 15h54 Atualizada em 09/10/2021 às 16h01
Por: Giovanna Trevelin Fonte: Agência de Notícias do Paraná
Compartilhe:
A programação infantil faz parte das ações de democratização do acesso à cultura, implementadas desde 2019. Foto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra
A programação infantil faz parte das ações de democratização do acesso à cultura, implementadas desde 2019. Foto: Maringas Maciel/Teatro Guaíra

A programação do Teatro Guaíra foi preparada especialmente para celebrar o Dia das Crianças neste dia 12 de outubro. As crianças terão acesso a um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), que apresenta a obra Pedro e o Lobo, e ao projeto Chromakids, do Balé Teatro Guaíra (BTG). Todas as apresentações serão realizadas gratuitamente por meio virtual. Os vídeos serão transmitidos nas redes sociais do Teatro Guaíra e da OSP no dia 12 de outubro.

A programação infantil faz parte das ações de democratização do acesso à cultura, implementadas desde 2019. Com a pandemia, por exemplo, o Teatro Guaíra reforçou sua programação virtual e atingiu 600 mil pessoas no primeiro semestre de 2021.

“O virtual se transformou em um uma ferramenta essencial para a formação de plateia. Por isso, preparamos com muita dedicação essa programação para o Dia das Crianças. É uma maneira de criar o público do futuro”, afirma Monica Rischbieter, diretora do Teatro Guaíra.

PEDRO E O LOBO

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta no dia 12, às 15h, a obra Pedro e o Lobo. O concerto virtual estará disponível gratuitamente no canal da Orquestra Sinfônica do Paraná no YouTube e pelo perfil oficial da OSP no Instagram.

A obra Pedro e o Lobo, de Prokofiev, foi escrita com o intuito de apresentar às crianças os instrumentos da orquestra. Acompanhada por um narrador, a música conta a história de Pedro, um menino amigo dos animais. Ele mora com o avô e tem como amigos um gato, um pato e um passarinho. Um dia, um lobo faminto chega na região, ameaçando a todos. Pedro, junto com seus amigos e com os caçadores, consegue levar o lobo ao zoológico.

Na versão que será apresentada pela OSP, a música foi adaptada para um quinteto de sopros com apoio de percussão. Pedro, o protagonista, será representado por uma música tema tocada por todos os instrumentos. Seu avô, por um tema tocado no fagote. O pato, pelo oboé; o gato, pela clarineta; o passarinho, pela flauta e o lobo pela trompa. A percussão executa o tema dos caçadores.

Para ambientar o concerto virtual, a equipe técnica do Teatro Guaíra inseriu os músicos em uma floresta cênica. A figura do narrador também ajuda a entreter e explicar a história para as crianças. O concerto possui cerca de 40 minutos.

Esta é a primeira vez que a OSP apresenta Pedro e o Lobo de forma virtual. A obra já foi apresentada pela Orquestra em outras ocasiões em concertos infantis presenciais. Desde 2020, a OSP tem realizado diversas atividades virtuais voltadas ao público infantil. O portal OSP para Crianças reúne vídeos musicais, brincadeiras e atividades de musicalização para o público de zero a 12 anos. 

CHROMAKIDS

O Balé Teatro Guaíra lança dia 12, às 18h, o primeiro vídeo da série Chromakids. O nome remete à técnica chroma key, usada para registrar os bailarinos. Na edição, o fundo verde deu lugar às ilustrações do artista Gabriel Rischbieter. Os desenhos de Gabriel dão às coreografias o tom lúdico e divertido imaginado pelo bailarino Nelson Meira, idealizador do projeto. No total, cinco vídeos serão divulgados semanalmente nas redes sociais do Teatro Guaíra.

No primeiro episódio da série, os bailarinos tentam escapar da chuva criada por um mago. Esse personagem será o fio condutor de todos os vídeos. Nelson Meira explica que Chromakids surgiu para aliar a tecnologia ao universo da brincadeira e magia. A última coreografia também trará elementos em Libras, língua de sinais para pessoas surdas.

As coreografias foram criadas de maneira online e somente as gravações ocorreram de forma presencial para respeitar as normas de distanciamento. Nelson conta que transpor a dança elaborada virtualmente para a gravação com a técnica chroma key foi um desafio adicional. No total, houve mais de 100 horas de produção, gravação, ilustração e edição.

Serviço

Orquestra Sinfônica do Paraná | Pedro e o Lobo
Concerto Virtual
Estreia na terça-feira – 12 de outubro
Horário: 15h
Gratuito
Assista em: www.instagram.com/orquestrasinfonicaparana / www.youtube.com/OrquestraSinfonicaDoParana

Balé Teatro Guaíra | Chromakids
Estreia na terça-feira, 12 de outubro
Horário: 18h, demais episódios semanalmente no mesmo horário
Gratuito
Assista em: www.instagram.com/teatroguaira/ / www.youtube.com/c/TeatroGuairaoficial / www.facebook.com/TeatroGuaira

 

 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:
Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/
Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/
Telegram: https://t.me/jinte

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias