Sexta, 15 de Outubro de 2021
19°

Chuva

Cafelândia - PR

Economia Finanças

Como fazer a gestão financeira da sua empresa?

Veja as dicas para melhorar as finanças empresariais

14/10/2021 às 18h36 Atualizada em 14/10/2021 às 18h41
Por: Da Redação Fonte: Da assessoria
Compartilhe:

Os negócios são excelentes oportunidades para empreendedores e empresários trabalharem na área que gostam, oferecendo os melhores produtos e serviços para os seus clientes. Neste contexto, uma questão muito importante é como fazer a gestão financeira com qualidade e conseguir bons resultados.

 

Uma gestão financeira é essencial para que todos os departamentos da empresa possam trabalhar com eficiência e manter a qualidade da produção. 

 

Com o crescimento e expansão dos negócios, alguns empreendedores podem ter dificuldades de cuidar da parte financeira, devido ao crescimento das receitas e tributos que precisam ser arrecadados mensalmente, bem como todo o processo burocrático envolvido.

 

Os processos manuais aumentam e com isso o indivíduo acaba se perdendo no momento de encontrar soluções e até cuidar de tarefas simples como verificar detalhes de horas extras, folha de pagamento, demissões, entre outras questões. 

 

Deste modo, contar com profissionais especializados e ferramentas de otimização é fundamental para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, de todo o negócio.

A relevância da gestão financeira para uma empresa

O gerenciamento financeiro é um procedimento muito importante no mundo dos negócios. 

 

Independentemente do ramo de atuação ou porte da empresa, a gestão é uma maneira de organizar os recursos e assim conseguir trabalhar em rumo ao crescimento e novos investimentos.

 

Uma boa gestão das finanças permite maior controle da saúde financeira do negócio, redução de custos desnecessários, além de permitir uma destinação correta para os recursos, algo que gera um impacto muito positivo nos resultados da empresa.

 

Quanto maior a dedicação às questões de gestão, melhores serão os processos e resultados. 

 

Afinal, para uma empresa permanecer por muito tempo no mercado empresarial é muito importante que o empresário pense sempre em continuidade e consistência.

 

Para isso, investir em boas estratégias de organização, marketing e gestão são formas de desenvolver ações e medidas preventivas que permitem que o negócio enfrente as adversidades de uma forma mais segura e se mantenha sustentável.

O que é preciso para fazer uma boa gestão financeira?

Existem algumas dicas e modelos de negócio que podem ser seguidos, dependendo do perfil da empresa. 

 

Seguir dicas de gestão e elaborar algumas estratégias de Marketing Digital pode ser fundamental neste quesito, visto que o fluxo de caixa, investimentos, gastos e lucros serão acompanhados com mais clareza e a atração de clientes se manterá de forma efetiva e contínua. Confira algumas ações nos tópicos a seguir:

  1. Crie um planejamento

Toda gestão financeira é baseada em um planejamento, pois é neste documento que o gestor coloca as metas e objetivos de curto, médio e longo prazo para o negócio. 

 

Depois, é necessário desenvolver estratégias para o marketing e para a parte de custos, definindo os investimentos que serão feitos e como o fluxo de caixa deverá ser definido naquele ano, por exemplo.

 

Um ponto importante é definir as métricas que serão utilizadas para acompanhar os resultados das ações e os custos trazidos, de modo a averiguar a efetividade e o que precisa ser otimizado.

 

O segredo para ter bons resultados é revisitar periodicamente o planejamento para adequá-lo às mudanças sempre que necessário, mantendo a qualidade nos processos.

  1. Elabore o orçamento

O orçamento é importante, pois ele define quais recursos serão utilizados e alocados na empresa.

 

Um ponto relevante do orçamento é a possibilidade de verificar quais setores precisam de mais investimentos, além de conseguir manter a parte de cobranças e pagamentos sempre organizada.

  1. Utilize ferramentas financeiras para otimização

Uma gestão financeira eficiente conta com o uso de sistemas, softwares e ferramentas que ajudam nas atividades diárias, facilitando a visualização e agilizando os processos de pagamento, por exemplo.

 

Nesse sentido, o fluxo de caixa pode ser acompanhado com qualidade, permitindo que os gestores visualizem as entradas e saídas financeiras e possam tomar decisões mais acertadas rapidamente.

 

Softwares de automação, armazenamento em nuvem e de gestão podem auxiliar no controle do orçamento, nas finanças, além de melhorar a parte estratégica da empresa.

  1. Organização de documentos

O cuidado financeiro precisa de uma atenção especial, ou seja, todos os documentos referente as finanças devem estar sempre organizados e armazenados em um local de fácil acesso.

 

Contratos de prestação de serviços, boletos, notas fiscais e comprovantes são alguns dos diversos documentos relacionados à parte financeira. 

 

Organizar os documentos ajuda a economizar tempo durante a procura de informações, ou seja, os papéis podem estar em mãos com mais rapidez, além de facilitar o processo de controle de contas a pagar e receber - evitando problemas de juros e multas para a empresa.

  1. Atente-se às dívidas

O acúmulo de dívidas é um processo muito comum no universo empresarial e pode prejudicar a credibilidade e futuro dos negócios. Sendo assim, é muito importante atentar-se para que as dívidas não ultrapassem as receitas.

 

A gestão financeira tem um papel essencial para ajudar os empresários e empreendedores a não acumular dívidas desnecessárias, identificando o que pode ser eliminado, otimizado, negociado e promovendo uma visualização mais clara para que os prazos de pagamento não sejam perdidos. 

 

Para isso, uma análise minuciosa no faturamento e quais os investimentos a empresa precisa, por exemplo, é uma maneira de aplicar o capital com consciência, ter bons resultados e evitar dores de cabeça com dívida.

  1. Estabeleça as prioridades

O departamento financeiro de uma empresa costuma ter muitas demandas e, com o crescimento dos negócios, pode ficar sobrecarregado. 

 

Para não ter desgastes e problemas, os gestores podem definir as prioridades financeiras da empresa e as equipes responsáveis por acompanhar esses objetivos.

 

Dar preferências às urgências e realizá-las o mais rápido possível é importante para não perder tempo e assim encontrar soluções eficientes para as finanças e outras áreas da empresa com agilidade.

  1. Automatize atividades

Para as empresas terem um bom desenvolvimento é importante automatizar algumas tarefas, principalmente as mais repetitivas ou trabalhosas. 

 

Com a automação, os gestores conseguem cuidar da parte financeira e de outros setores com mais tranquilidade e disponibilidade, algo que gera um retorno positivo para o negócio, visto que focarão em atividades cruciais e que dependem exclusivamente de mão de obra humana.

 

Ao usar um sistema, por exemplo, é possível ter acesso às informações de forma simples e rápida, otimizando tempo no momento da elaboração de relatórios. 

 

Reduzir os processos manuais pode ajudar na diminuição de erros, melhora a emissão de dados, além de facilitar a tomada de decisões no setor financeiro.

 

Algumas das ferramentas que podem ser aliadas as dicas de gestão financeira são:

 

  • Balanço patrimonial;

  • Auditoria interna;

  • Conciliação bancária;

  • DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício);

  • Sistema de cobrança;

  • Controle de custos;

  • Programas financeiros em nuvem;

  • Fluxo de caixa.

 

Estas são as opções que os gestores financeiros podem utilizar para cuidar do capital da empresa, de forma que permita sempre novos investimentos para manter a qualidade dos produtos.

 

Um bom gerenciamento financeiro possibilita comprar materiais de qualidade para a produção, ter capital para o marketing e a aquisição de maquinário, entre outras necessidades da empresa.

Marketing e gestão financeira

O marketing é uma estratégia muito importante em diversas empresas. 

 

Assim, independentemente do porte ou área, os investimentos para melhorar as vendas, a visibilidade da marca e o relacionamento com o cliente é algo que gera impactos positivos na gestão financeira.

 

O uso de anúncios pagos, por exemplo, é uma estratégia com alto poder de segmentação, algo que permite resultados mais assertivos. 

 

As plataformas Ads, por exemplo, são muito utilizadas para criação de campanhas nas redes sociais e nos buscadores como Google, entre outros.

 

Sendo assim, conhecer como anunciar no Google Ads é um jeito de ver o que esta ferramenta tem a oferecer para o negócio. Os benefícios em utilizar esta plataforma são:

 

  • Permite pausar os anúncios que não dão muito retorno;

  • Funcionamento simples e intuitivo;

  • Otimização das campanhas em tempo real;

  • Baixo custo de investimento;

  • Pode ser utilizado por diversos negócios;

  • Gera leads em alta escala.

 

Criar campanhas nas redes sociais é outro detalhe essencial para conseguir chamar a atenção do público e manter a saúde financeira do negócio, desde que elas também sejam geridas com qualidade, trazendo bons resultados por meio de campanhas mais acessíveis.

 

O Instagram, por exemplo, é uma rede social com forte apelo visual e as empresas que criam anúncios com design personalizado podem ter excelentes resultados.

 

O Instagram Ads permite a criação de anúncios em formatos de carrossel, foto e vídeo que podem ser veiculados no feed e nos stories. 

 

Os pontos positivos desta plataforma Ads consiste no aumento nas vendas, permite promover o negócio, é uma ferramenta fácil de utilizar para desenvolver as campanhas, entre outros que favorecem o lucro do empreendimento e a relação com o público.

Considerações finais

O crescimento no faturamento é algo muito importante e que todas as empresas desejam. O modo de saber quanto de capital está entrando e se as estratégias de marketing estão dando certo é com uma gestão financeira eficiente.

 

A gestão financeira também contribui para que o negócio continue crescendo com qualidade e se torne sustentável a longo prazo, garantindo o pagamento das contas e folha de colaboradores e ainda garantir o lucro para realizar novos investimentos na empresa.

 

Assim, é possível conciliar a administração financeira de qualidade com campanhas mais rentáveis e efetivas, como a automatização de alguns processos da gestão ou mesmo a criação de propagandas de orçamentos mais flexíveis, como é o caso de quando o profissional entende como funciona o Facebook Ads.

 

Portanto, dedicar tempo e pesquisar a respeito de dicas sobre gestão financeira é o modo de conseguir manter os negócios organizados, trabalhar com eficiência, fazer bons investimentos - seja na linha de produção ou nas campanhas publicitárias - para a empresa crescer na área de atuação escolhida.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias