Terça, 30 de Novembro de 2021
29°

Tempo aberto

Cafelândia - PR

Educação Competição

Paralimpíadas Escolares: delegação do Paraná disputa sete modalidades

As Paralímpiadas Escolares são um dos maiores eventos do mundo para crianças com deficiência em idade escolar

23/11/2021 às 13h22
Por: Maria Luiza Pinotti Fonte: Agência de notícias do Paraná
Compartilhe:
Foto: Thais Mendes/Paraná Esporte
Foto: Thais Mendes/Paraná Esporte

Com delegação formada por 62 pessoas, entre atletas e dirigentes, o Paraná está presente nas Paralímpiadas Escolares, um dos maiores eventos do mundo para crianças com deficiência em idade escolar. Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição começa nesta quarta-feira (23) e segue até sexta (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Os paranaenses disputarão sete modalidades: atletismo masculino e feminino, natação masculino e feminino, goalball masculino, tênis de mesa masculino, parataekwondo feminino e masculino, judô masculino, basquete em cadeira de rodas (formato 3x3) masculino.

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, fez a convocação dos atletas, providenciou os uniformes e garantiu o transporte da delegação. Para um deslocamento seguro e seguindo os protocolos sanitários, três ônibus foram enviados de três regiões do Paraná. Um de Cascavel, Guarapuava e Castro, outro de Maringá, Apucarana e Londrina, e mais um saiu da Capital. A delegação chegou a São Paulo nesta segunda-feira (22) à tarde.

A chefe de delegação paranaense, Margarete Ottobeli Gasperin, diz que a expectativa dos atletas é positiva, pois ficaram dois anos sem essa competição por causa da pandemia. “Os representantes do Paraná são definidos através dos Jogos Escolares do Paraná. Os campeões são classificados para representar o Estado. É gratificante ver a felicidade dos atletas por essa oportunidade”, enfatiza.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a inscrição de 851 atletas no total, de 23 estados e do Distrito Federal – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia. As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Na última, em 2019, mais de 1.200 atletas participaram da competição, que contou com representantes de todos os estados e do Distrito Federal. 

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:

Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/  

Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias