Terça, 30 de Novembro de 2021
29°

Tempo aberto

Cafelândia - PR

Educação Cultura

Contador de Histórias: alunos se apresentam no palco do Emir Sfair

O Contador de Histórias segue ainda na noite de hoje (25) e encerra amanhã (26)

25/11/2021 às 11h28 Atualizada em 25/11/2021 às 11h33
Por: Maria Luiza Pinotti Fonte: Da Assessoria
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Ocorreu nessa quarta-feira (24) o primeiro dia do Contador de Histórias 2021, no Anfiteatro Emir Sfair. A alegria e a naturalidade marcaram a atuação dos pequenos contadores, que encheram os olhos e os corações de quem assistiu as apresentações.

Neste ano, o evento já tradicional, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, como forma de promover e incentivar a leitura, foi destinado exclusivamente aos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil de Cascavel. Dá pra imaginar, por aí, que os narradores e atores das histórias contadas não são lá muito grandes na estatura, mas se mostraram gigantes no talento. Ao invés de choro e apreensão, que é de se esperar quando crianças pequenas são tiradas da sua rotina, os alunos esbanjaram a alegria de poder subir ao palco e contar suas histórias e também de perceber que a família os assistia. Muitos deles, sem se perder na narrativa, acenavam e ficavam eufóricos ao identificar a mãe ou o pai na plateia.

A dedicação da família, por sinal, foi enaltecida pela secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, em sua fala na abertura do evento. Ela parabenizou o esforço dos pais e disse que a dedicação e o apoio deles aos filhos será uma bela história escrita na vida das crianças. “Quando a gente fala em contar história, não é só a história da literatura infantil, que hoje os nossos alunos e alunas estarão aqui narrando, mas é a história de vida de cada um de nós. Então a história que vocês, pais e responsáveis, contam, o exemplo de vocês, é fundamental para os seus filhos, e assim como nós, muitos de vocês estão aqui depois de um dia intenso de trabalho para prestigiar os filhos”, afirmou.

Na primeira noite do Contador de Histórias, alunos de 9 Centros Municipais de Educação Infantil emocionaram o público com suas narrativas. O cerimonial, como é de praxe, não foi realizado por adultos, só que desta vez o evento resgatou cerimonialistas das edições passadas, que agora já estão maiores e vão demonstrar na desenvoltura de suas falas o quanto a influência da leitura, ainda na primeira infância, fez muito bem para eles.

O cerimonial de ontem ficou por conta da ex-aluna da Escola Almirante Barroso, Helloisa Gonzatto Cavalcante, que atualmente tem 14 anos. Ela apresentou o Contador de Histórias em sua antiga escola, em 2016 e apresentou a primeira edição do evento em nível municipal, ali mesmo no Anfiteatro Emir Sfair, em 2017. A coordenadora das bibliotecas municipais, Cilmara Cecatto Sachet, que também foi professora da Helloisa, não cabia em si de tanta alegria. “É um orgulho pra mim, porque fui professora dela ainda pequena, e hoje ela está aqui, uma moça. E eu tenho certeza que daqui a alguns anos, estes que vocês viram aqui serão os que apresentarão este evento, pois é assim que nascem os nossos cerimonialistas do Contador de Histórias”, salientou.

O Contador de Histórias segue ainda na noite de hoje (25) e encerra amanhã (26). Ao todo serão cerca de 400 alunos do Infantil II ao Infantil IV que passarão pelo palco do Emir Sfair nas três noites. O evento ocorre presencialmente, a partir das 19h30, e também pode ser acompanhado ao vivo, de forma online, pelo canal da Semed no Youtube.

 

Siga o Jornal Integração nas redes sociais e fique bem informado:

Facebook: https://www.facebook.com/jornalintegracaopr/

Instagram: https://www.instagram.com/jornalintegracaopr/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias