Sexta, 03 de Dezembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Esportes Jogos

A partir desta sexta-feira Costa Oeste recebe 2ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza

Doze cidades recebem os eventos esportivos divididos em dois finais de semana.

25/11/2021 às 21h39
Por: Da Redação Fonte: Da assessoria
Compartilhe:
A partir desta sexta-feira Costa Oeste recebe 2ª etapa dos Jogos de Aventura e Natureza

Depois do litoral, as belas paisagens dos municípios da Costa Oeste serão cenário dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS), uma iniciativa pioneira em formato e abrangência promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte em parceria com as federações esportivas do Estado e os municípios-sedes. A etapa da região lindeira acontece em dois finais de semana, abrangendo com atividades 12 cidades ribeirinhas ao Lago de Itaipu.

 

Oito modalidades de competição e duas de apresentação serão realizadas no primeiro fim de semana, com início dos torneios nesta sexta-feira (26), a partir das 08 horas, em Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Missal, Pato Bragado e Terra Roxa.

 

A programação inclui disputas de beach soccer, canoagem de velocidade, handebol de praia, mountain bike, pesca, futevôlei, skate e vôlei de praia, além das modalidades de apresentação BMX freestyle e futebol das estrelas. A agenda completa você confere no site www.esporte.pr.gov.br/jogosaventuraenatureza.

 

Para o diretor de Inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, o retorno dos jogos representa mais do que a volta das competições esportivas. “Teremos muitas atrações como o campeonato de pesca e a canoagem de velocidade em Entre Rios do Oeste. Vamos fomentar o turismo dos municípios com modalidades de terra, água e ar, mostrando as características dos Jogos de Aventura e Natureza”, declarou.

 

Os JANS unem prática esportiva e natureza em um evento itinerante, fortalecendo a economia das regiões praieiras na baixa temporada e fomentando o potencial turístico do Estado.

 

2º fim de semana

A etapa lindeira retorna no fim de semana seguinte, de 03 a 05 de dezembro, com torneios de beach tennis, BMX freestyle, caiaque polo, futevôlei, handebol de praia, mountain bike, paraciclismmo, paraquedismo, patinação, punhobol, skate, velocross e vôlei de praia, além do futebol das estrelas. Recebem os eventos esportivos Foz do Iguaçu, Marechal Rondon, Medianeira, Missal, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu.

 

Marechal Rondon

O secretário de Esporte e Lazer de Marechal Rondon, Diogo Schneider (Bolha) enaltece a parceria com o Estado e adianta que os próximos dias serão de muito esporte no município, que sedia pela segunda vez uma etapa dos JANS. “Estamos muito felizes com mais essa parceria com o Governo do Estado, que tem se estendido em várias frentes. Os próximos dias teremos uma programação extensa, com muito esporte, competições e lazer para toda a comunidade, porque além dos torneios esportivos que integram os JANS também incrementamos na programação atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, como o torneio máster de vôlei de praia, a primeira edição do Brincando no Bairro, etapa final do Campeonato Paranaense de Bicicross, apresentação do grupo showtime BMX e ações voltadas a prevenção à saúde do homem”, enumera Bolha, convidando a comunidade para participar. “Traga a sua família e venha participar ou venha para apoiar os nossos jogadores. Também teremos atletas de toda região e do Estado competindo aqui, com certeza a presença do público vai abrilhantar ainda mais esse evento”, declarou.

 

JANS

A primeira edição dos JANS foi realizada em 2019 e contou com a participação de mais de 20 mil atletas nas competições, realizadas em 26 municípios de três regiões do Estado: litoral, lindeiros e Angra Doce. Todas as competições foram chanceladas pelas federações, que abraçaram a ideia, passando os seus campeonatos   integrarem a programação dos JANS. Além disso, oficinas e cursos levaram esporte às comunidades e escolas locais, atendendo mais de 90 mil pessoas.

Na edição de 2021, o evento acontece em duas etapas – litoral e lindeiros -, com 30 modalidade em 20 municípios. As competições vão evidenciar as belezas do Paraná, estimular o turismo e movimentar a economia.

Devido à pandemia do Covid-19 não serão realizadas oficinas e nem cursos para as comunidades e unidades de ensino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias