Quarta, 19 de Janeiro de 2022
24°

Poucas nuvens

Cafelândia - PR

Educação Capacitação

Parceria oferece Curso Técnico em Cooperativismo para Cafelândia

Formaiizada entre o Senai Paraná e o Colégio Ellos, parceria vai formar jovens que desejam trabalhar em cooperativas da região

13/01/2022 às 13h59 Atualizada em 13/01/2022 às 14h18
Por: Postagem Fonte: Da assessoria
Compartilhe:
Curso Técnico em Cooperativismo, concomitante ao Ensino Médio, visa atender a demanda das cooperativas locais por profissionais jovens e qualificados para o setor
Curso Técnico em Cooperativismo, concomitante ao Ensino Médio, visa atender a demanda das cooperativas locais por profissionais jovens e qualificados para o setor

O Senai Paraná e o Colégio Ellos, em Cafelândia, firmaram parceria para oferecer aos alunos do 1º ano do Ensino Médio o Curso Técnico em Cooperativismo concomitante a grade de formação geral básica. A iniciativa atende a Lei Federal nº 13.415/2017, conhecida como Nova Lei do Ensino Médio, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

“Temos a alegria de apresentar à comunidade de Cafelândia e região o curso técnico em cooperativismo em parceria com o Senai Paraná. Entendemos que é muito importante oportunizar esta modalidade de ensino a uma comunidade como a nossa, que respira o cooperativismo. Buscamos ser referência em educação na nossa região e este é mais um elo na nossa corrente de parceiros para a educação”, diz  Ronieri de Oliveira Soares, diretor do Colégio Ellos em Cafelândia.

“A nova lei do ensino médio possibilita que estudantes façam um curso técnico ainda durante o ensino médio e, com isso, terminem a educação básica já com uma formação profissional”, explica Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, Gerente de Educação e Negócio do Sistema Fiep. “Neste sentido, o Senai vai oferecer aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Ellos o Curso Técnico em Cooperativismo, cumprindo o itinerário V da nova lei federal e atendendo a forte demanda das cooperativas locais por profissionais jovens e qualificados para o setor”, completa.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 35 vagas no período vespertino para as turmas do 1º ano do Ensino Médio. As aulas, que serão ministradas por professores especialistas do Senai Paraná nas dependências do Colégio, iniciam no dia 07 de fevereiro, seguindo a grade horária estabelecida pela escola.

 As matrículas podem ser feitas até o dia 04 de fevereiro. Os interessados podem entrar em contato diretamente com a secretaria da escola ou por meio do telefone (45) 3241-2600.  

SERVIÇO: 

Ensino Médio com Curso Técnico em Cooperativismo do Senai Paraná 

Válido para alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio do Colégio Ellos

Informações e matrículas: (45) 3241-2600

As aulas iniciam no dia 07 de fevereiro e as matrículas podem ser realizada até o dia 04 de fevereiro, diretamente na secretaria do Colégio: PR 574, Km 03 - Centro, Cafelândia.  

Sobre os Itinerários Formativos: 

De acordo com a nova Lei, o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, sendo: I - linguagens e suas tecnologias; II - matemática e suas tecnologias; III - ciências da natureza e suas tecnologias; IV - ciências humanas e sociais aplicadas; V - formação técnica e profissional. A critério dos sistemas de ensino, poderá ser composto itinerário formativo integrado, que se traduz na composição de componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC e dos cinco itinerários formativos, podendo oferecer aos alunos todos ou apenas um dos itinerários formativos em questão.  

Sobre o Novo Ensino Médio: 

A Nova Lei do Ensino Médio Novo (Lei Federal nº 13.415/2017), estabelece que o ensino médio seja composto por dois conjuntos de aprendizagens: a Formação Geral Básica (FGB) e os itinerários formativos. Além disso, amplia a sua carga horária, passando de 800 horas para 1.000 horas anuais. Ao longo de três anos, o estudante terá cumprido 3 mil horas, sendo 1.800 destinadas para a FGB e 1.200 para a realização dos itinerários formativos. A implantação do novo modelo também será gradativa. Começa em 2022, pelo 1º ano do Ensino Médio, segue em 2023 para as segundas séries e, em 2024, completa o ciclo, para as terceiras séries. Para quem já está no Ensino Médio (segundas e terceiras séries em 2022) nada muda; esses estudantes continuam na organização curricular anterior à 2022. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR
Cafelândia - PR
Sobre o município Cidade sede do jornal no Oeste do Paraná
Cafelândia - PR Atualizado às 05h36 - Fonte: ClimaTempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 36°

Qui 36°C 25°C
Sex 35°C 24°C
Sáb 37°C 24°C
Dom 38°C 25°C
Seg 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias