Quinta, 25 de Fevereiro de 2021 16:02
45 99954 3000
Geral Espiritualidade

A Trave no Olho

O significado da exortação de Jesus

05/12/2020 08h37 Atualizada há 2 meses
681
Por: Roberto C. P. Junior Fonte: O Dia Sem Amanhã
A Trave no Olho

“Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, mas não reparas na trave que está no teu próprio?” (Mt7:3)

Esta sentença de Jesus decorre da efetivação da Lei de Atração da Igual Espécie. Vemos em nosso próximo exatamente aquilo de que somos portadores, sejam coisas boas ou más.

Se o que nele vemos, porém, é um defeito especialmente marcante, que nos enche de indignação e revolta, que nos “tira do sério” por assim dizer, a ponto de sentirmos ímpetos de acusá-lo por sua falta, então isso é um sinal infalível de que possuímos aquele mesmo defeito em grau muito maior. Não percebemos a trave em nossos olhos, e ficamos profundamente irritados com o argueiro (cisco) depositado no olho de nosso semelhante.

Essa atuação da Lei de Atração da Igual Espécie se verifica até mesmo nas expectativas em relação a pessoas de nossa convivência. Por exemplo: uma prevenção gratuita sobre possíveis demonstrações de inveja, vaidade ou arrogância de alguém, normalmente dizem mais sobre o próprio precavido do que sobre o indivíduo objeto da atenção.

Se de uma determinada pessoa, ou grupo de pessoas, estamos sempre esperando algum comportamento negativo em relação a algo, então temos de procurar, contra as nossas certezas mais íntimas, indícios de idêntica conduta negativa em nós próprios. Temos de ser aí implacáveis conosco, se quisermos reconhecer a verdade dos fatos.

Esse fenômeno é na verdade um grande auxílio outorgado pelo Criador em nosso caminho de desenvolvimento espiritual. É como se passássemos pela vida segurando um espelho voltado para nós mesmos, que assim nos aponta imediatamente as falhas que ainda temos de corrigir.

É uma ajuda inestimável para o aperfeiçoamento de cada um, desde que se tenha a necessária humildade e isenção para reconhecer que aquela mesma falha que nos parece particularmente destacada em nosso semelhante, está profundamente arraigada em nós mesmos. E sempre, mas sempre, em grau muito maior.

Contudo, se a humildade faltar, a indignada criatura continuará no erro, sem se aperceber disso. É provável até que tal erro cresça nela também pela atração da espécie igual e a faça afundar espiritualmente cada vez mais, com o que o mal se condensa ainda mais em torno dela. E com isso ela afunda mais e mais, por efeito da Lei da Gravidade Espiritual, sem se dar conta de sua queda.

Fiquemos atentos. Tomemos cuidado. Quem acusa o outro com o dedo em riste, terá um dia de responder também pelas acusações dos outros três dedos apontados para si mesmo.

Roberto C. P. Junior

(Conheça as obras publicadas pela Ordem do Graal na Terra.)

Este post em áudio.

______________________________

Confira os posts desta página já convertidos em áudio acessando as plataformas a seguir:

● YouTube: bit.ly/YT-ODSA

● SoundCloud: bit.ly/Sound-ODSA

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
O Dia Sem Amanhã
Sobre O Dia Sem Amanhã
Roberto C. P. Junior é espiritualista, mestre em ciências, membro da Academia de Letras e Artes de Portugal e autor de seis obras, dentre as quais: O Dia Sem Amanhã, O Filho do Homem na Terra e Jesus Ensina as Leis da Criação, todas publicadas pela Ordem do Graal na Terra, da qual é membro –> bit.ly/livros-OGT. É responsável pela página "O Dia Sem Amanhã" no Facebook, pelo blog odsa.com.br e canal bit.ly/ODSA-YT.
Cafelândia - PR
Atualizado às 15h58 - Fonte: Climatempo
31°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 32°

34° Sensação
14.5 km/h Vento
55.8% Umidade do ar
80% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias