Quinta, 19 de Maio de 2022

Muitas nuvens

Cafelândia - PR

Esportes Aventura

Ciclista pretende pedalar por 399 municípios paranaense

Professor e esportista, residente em Toledo quer começar aventura em agosto de 2022 e terminar em 2024

28/01/2022 às 08h02 Atualizada em 28/01/2022 às 10h03
Por: Postagem Fonte: jornal Integ
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Ciclista de Toledo pretende viajar de bicicleta por todos os municípios do Paraná. A viagem terá início em agosto deste ano e irá durar 23 meses.
É o que afirma Joel Muniz, professor, ciclista e morador da cidade de Toledo, no Oeste do Paraná.

Joel Muniz pedala há vinte anos e já realizou diversas viagens de bicicleta. Sua primeira aventura foi quando em janeiro de 2002 saiu da cidade de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, local onde morava com sua mãe e veio para a região Oeste do Paraná visitar alguns parentes nas cidades de Cafelândia e Cascavel juntamente com um amigo, Onofre Aparecido da Silva. 

Naquela ocasião pretendiam retornar para casa em 10 dias e com um percurso realizado de 800 km, porém realizou somente a metade desse percurso. Isso porque seu primo que morava em Cafelândia o aconselhou a fazer a ficha de trabalho na Copacol para tentar um trabalho registrado visto que em Borrazópolis atuava como feirante.

No dia seguinte ao seu cadastro na empresa foi chamado para entrevista e contratado. Desta forma, Onofre voltou sozinho para casa e Joel ficou na cidade de Cafelândia aos vinte anos.

Durante o primeiro ano de trabalho na empresa elaborou um segundo projeto de viagem a ser executado durantes as suas primeiras férias. O projeto consistia em percorrer o Anel de Integração, cerca de 1.500 km e também subir pela primeira vez o Pico do Marumbi na cidade de Morretes.

A viagem teve início em 03 de setembro de 2003 e conclui-se em 21 de setembro de 2003 com um grande evento ciclístico organizado pela Copacol que naquela época tinha patrocinado essa aventura como parte das comemorações dos seus 40 anos.

Nos anos seguintes mudou-se para Cascavel afim de estudar na Unioeste e entre 2006/2007 realizou outra viagem, dessa vez novamente com seu amigo Onofre. A viagem consistia em contornar o estado do Paraná, passando pelos seus limites geográficos. A mesma durou exatamente trinta dias tendo como ponto de partida e chegada à cidade de Cascavel e na qual foram percorridos 2.500 km. Na ocasião escalaram o Pico do Paraná.  

Agora depois de um bom tempo sem realizar longas viagens, Joel Muniz, que atualmente mora em Toledo, está tirando do papel o seu novo projeto que se chama: Pedalando Pelo Meu Paraná. Esse ambicioso projeto consiste em visitar de bicicleta todas as cidades do estado, não só para passar por elas como em viagens anteriores, mas também de conhecê-las. Para que isso seja possível, já que o Paraná possui 399 cidades, o projeto será executado em três fases durante um período total de 23 meses. No seu canal do Youtube é possível encontrar o seu projeto com todos os detalhes; “Apresentação do Projeto Pedalando pelo Meu Paraná”.

Além desse grande desafio, Joel Muniz está comprometido com um projeto que antecede essa aventura, o qual ele chamou de Antes da Viagem. Esse projeto é uma série que também está sendo postada em seu canal do Youtube onde está entrevistando um morador de cada uma das cidades paranaenses. Nessa primeira temporada ele irá entrevistar as 109 cidades que fará parte do seu primeiro percurso.

Cada uma dessas entrevistas dura de 20 a 25 minutos na qual são apresentados a origem do nome da cidade, população, colonização, fatos históricos interessantes, pontos turísticos e atrativos naturais, gastronomia local, e tantas outras curiosidades sobre cada cidade. Os episódios são postados de segunda a sexta-feira às 18 horas e quem quiser conhecer mais sobre o Paraná e as suas cidades é só acessar.

Segundo o ciclista as maiores dificuldades nesse momento é realizar a produção das entrevistas, pois os materiais que possuem para tal é próprio computador que não possibilita uma boa qualidade de vídeo e áudio, mas que compensa, segundo ele, pela grandiosidade da ideia. “Ninguém começa grande”.

No momento ele também está à procura de empresas que tenham interesse em patrocinar a sua viagem, pois tanto ele quanto sua esposa que estará no suporte no carro de apoio precisarão deixar o trabalho como professores, abrindo mão de suas rendas para e execução desse projeto. De sorte que sem um aporte financeiro a viagem fica impraticável.

Como os planos é iniciar a viagem em agosto deste ano, até lá ele tem o objetivo de conseguir o apoio de que tanto precisa. Como serão praticamente dois anos viajando por todas as cidades do estado, ele acredita que se não conseguir uma única empresa que possa patrociná-lo, quem sabe será mais fácil encontrar empresas que queiram dividir o valor em troca da divulgação de sua marca.

Dados adicionais:

Em um primeiro momento foi definido o percurso a ser seguido para então ter uma ideia da quilometragem a ser vencida. O trajeto foi definido de maneira tal que pudesse ser possível visitar todas as 399 cidades do estado do Paraná sem precisar percorrer uma distância desnecessária. Desta forma o caminho definido totalizou 11.555 km realizados em três grandes fases.

No mapa abaixo encontramos essas três fases apresentadas em cores diferentes, bem como a quantidade de cidades e quilometragem em cada fase.

* Primeira fase em vermelho; Contorno do estado passando pelas cidades limítrofes do mesmo em um total de 109 cidades e 3.244 quilômetros em um período de 6 meses.

* Segunda fase em azul; Percurso interno passando pelas cidades que se encontram mais no interior em um total de 152 cidades e 4.283 km em um período de 8 meses e meio.

* Terceira fase em preto; Percurso interno passando por cidades que não foram visitadas na segunda fase, no total de 138 cidades e 4.028 km e também um perído de 8 meses e meio.

Sobre o Projeto do ciclista Joel Muniz O projeto PEDALANDO PELO MEU PARANÁ visa percorrer de bicicleta todas as 399 cidades do estado em 23 meses a partir de agosto de 2022. https://youtu.be/bOBMAoSoGM8 Se você quiser fazer parte do nosso grupo no Whats e receber informações e vídeos sobre a temática em primeira mão, não perca tempo e acesse o link abaixo. https://chat.whatsapp.com/G9T1X63BzYZ...
 

PARA SABER MAIS: 

 
Episódio Piloto da Série Antes da Viagem; https://youtu.be/JzHg-8sIHEs 
Conheça o nosso Percurso de Viagem: https://www.youtube.com/watch?v=lNgtW... 
Quanto Custa essa Viagem: https://youtu.be/EWoloZj5KA4 
Entrevista à Rádio Integração de Toledo. https://youtu.be/_yhKid1Mcww
 
 

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cafelândia - PR Atualizado às 04h44 - Fonte: ClimaTempo
Muitas nuvens

Mín. Máx. 14°

Sex 16°C 4°C
Sáb 18°C 5°C
Dom 17°C 6°C
Seg 21°C 9°C
Ter 22°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias