Enquanto se preparam para iniciar a colheita da soja, os cooperados aproveitam um breve intervalo para conhecer tecnologias em sementes para safras futuras durante o Dia de Campo da Copacol, realizado no CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), em Cafelândia.
Com o bloquinho em mãos, de uma estação experimental a outra, o cooperado Sílvio Ribeiro, 68, anotou explicações e também quais novas variedades em sementes se adaptam mais aos 18 alqueire da propriedade em Quarto Centenário. “Sempre tem novidade, algo a aprender. Conheci variedades que mesmo em uma condição difícil do solo, a planta se adapta bem e dá uma boa produção. Já estou de olho para a próxima safra”, diz o cooperado, que esteve em todas as seis tendas do conhecimento: cada uma abordou um tema diferente, preparando os produtores para os desafios que estão por vir.
As análises de adaptabilidade de sementes e desempenhos de produtos vão muito além da área do CPA. Para proporcionar o máximo em eficiência e confiabilidade dos produtos indicados, a Copacol mantém avaliação de 110 cultivares de soja em seis regiões diferentes. Além de Cafelândia, as pesquisas são desempenhadas em Goioerê, Jesuítas, Cascavel, Planalto e Ampére. “Em nossas cultivares do Dia de Campo, apresentamos as sementes adequadas para cada região de atuação da Cooperativa. É o momento de recomendar os materiais para acertar na implementação da cultura, tendo segurança do retorno financeiro ao cooperado”, afirma Fábio Ceccato, engenheiro-agrônomo da Copacol em Jesuítas.
Com duas Unidades de Grãos recém-adquiridas em Assis Chateaubriand, a Copacol apresenta a estrutura da Cooperativa aos produtores da região, bem como as tecnologias para cada nova safra. Irineu Gallo, 70, e a esposa, Iliedi 59, vieram de Assis acompanhar a trigésima terceira edição do Dia de Campo, acompanhados da filha Karla, 35, e do netinho Gael, 4. “Estamos conhecendo a Copacol com maior profundidade: o Dia de Campo foi ótimo, com boa estrutura, tudo bem organizado. Ficamos felizes com a chegada da Cooperativa, que traz novas oportunidades para Assis Chateaubriand”, afirma Irineu.
SEMENTES COPACOL
Com marca própria de sementes, a Copacol proporciona segurança ao produtor a cada safra. As lavouras que dão origem as cultivares são acompanhadas de perto pelos pesquisadores do CPA, que têm como prioridade a qualidade de cada lote. O produto é testado com rigor antes de ser comercializado. Além disso, a sementes são tratadas e armazenadas em unidades refrigeradas, conservando as propriedades e o vigor do produto até chegar o momento da instalação. No Dia de Campo, os cooperados puderam conhecer a origem das sementes e quais os testes realizados que demonstram o potencial produtivo de cada lote. “A rastreabilidade garante uma semente confiável, que passa pelo laboratório antes de ser comercializada. Demonstramos no Dia de Campo, por meio de pequenos campos experimentais, a importância do tratamento, bem como os cuidados na hora do plantio, como a profundidade da instalação”, afirma Ana Cláudia Nogueira, pesquisadora do CPA.
Mín. 17° Máx. 27°