Sábado, 13 de Julho de 2024
12°

Tempo nublado

Cafelândia, PR

Arte Arte

Histórias infantis podem auxiliar no sono das crianças

Empresa cria serviço que envia diariamente ao celular dos pais narrativas em vídeos criadas especialmente para melhorar o sono de crianças entre 2 ...

02/05/2024 às 16h29
Por: Postagem Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Créditos por Pressmaster
Créditos por Pressmaster

A prática de contar histórias para crianças é mais do que ajudar os pequenos a dormir. Além de estreitar o vínculo com os filhos, este gesto é um importante estímulo à leitura. Segundo a Fundação Abrinq, a leitura infantil ajuda a desenvolver a concentração, memória, raciocínio e compreensão.

Contar histórias para as crianças também estimula a linguagem oral, ampliando o vocabulário da garotada e a sua capacidade criativa. Para facilitar a vida de pais e mães, a Carneirinhos acaba de lançar um serviço que pode tornar a hora de dormir mais leve através de histórias educativas.

“A Carneirinhos nasceu da missão de apoiar mães e pais no desafio de ajudar seus filhos, entre 2 a 7 anos, a dormirem tranquilamente”, explica Fabio Soares, CEO da Carneirinhos.  A ideia é proporcionar a pais e cuidadores historinhas diárias, diretamente no smartphone deles — tudo isso por meio do próprio whatsapp da empresa.

Uma ideia nascida de uma necessidade real

Tudo começou com os pais do pequeno Gabriel, na época com dois anos de idade e muita energia para gastar. Pesquisando, eles descobriram a contação de histórias como aliada para fazê-lo dormir de forma tranquila.

Contudo, os clubes de assinatura tradicionais ofereciam poucos livros por mês, enquanto o menino chegava a ler com os pais um livro inteiro por dia. Os audiolivros, por outro lado, não prendiam a atenção do garoto. Eles, então, tiveram a ideia de utilizar técnicas de relaxamento aliadas às histórias criadas por eles mesmos — que sempre traziam valores humanos em suas tramas. 

Logo eles perceberam que os contos ajudaram o menino a entrar na fase da sonolência, e passaram a compartilhar essas histórias com os amigos. Após diversos feedbacks positivos, foi criado o site Carneirinhos.com. 

A empresa oferece uma curadoria de contos infantis focados na primeira infância e que vão além do entretenimento. “Nossas narrativas, além de educativas, utilizam técnicas de relaxamento para ensinar de forma lúdica”, contextualiza Soares.

No site da Carneirinhos, é possível conhecer os diferentes planos de assinatura  — trimestrais ou anuais —  que incluem histórias lúdicas e histórias cristãs. Os pais podem, inclusive, escolher um modelo que inclui os dois tipos de história. A partir de então, uma nova trama é enviada ao celular do assinante diretamente, via Whatsapp.

Cada historinha é apresentada em formato de vídeo narrado, unindo imagem e som, tornando a experiência mais rica e interessante para a criançada. Além disso, ao assinarem, os pais também passam a ter acesso a mais de mil atividades educativas.

A importância das narrativas infantis

Os momentos de contação de histórias também são ferramentas para o desenvolvimento emocional das crianças. Isso porque elas criam um ambiente seguro para que elas entrem em contato com diferentes emoções e explorem sentimentos como alegria, tristeza, perda, medo ou coragem. 

Saber entender as próprias emoções, assim como perceber o que os personagens estão sentindo, levam ao exercício da empatia — parte importante para um desenvolvimento emocional saudável.

Soares destaca que “cada conto é cuidadosamente desenvolvido com base em estudos aprofundados, integrando valores humanos e habilidades sociais”. Além disso, o fluxo narrativo e o enredo são desenvolvidos de forma estratégica, a fim de tornar a experiência mais lúdica e preparar a criança para a hora do sono.

Para mais informações, basta acessar: https://www.carneirinhos.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias