Em outubro teremos as eleições municipais para escolhermos novos (ou reelegermos) prefeitos e vereadores.
Segundo o calendário eleitoral, as convenções para a apresentação oficial dos candidatos ao executivo e legislativo acontecerão entre 20 de julho e 5 de agosto, e a data para o início da campanha eleitoral começará a partir de 16 de agosto.
Entretanto, fica a impressão que este ano teremos duas eleições, a já mencionada em 06 de outubro (se houver segundo turno, em 27 de outubro) para os definidos candidatos e outra agora, antes das convenções, que seria as eleições dos pré-candidatos.
Estamos acompanhando uma verdadeira campanha eleitoral de pré-candidatos, seja para prefeito e vice ou vereadores. Nas redes sociais são banners, fotos, vídeos e até jingles dos pré-candidatos já prometendo mudar a situação da cidade ou tentando mostrar o que foi feito.
Até tentam disfarçar suas campanhas fora de tempo com artimanhas diversas, como frisando sempre serem apenas pré-candidatos e não mencionado os seus números (se bem que alguns partidos tem o número na sigla).
Não sei se é ansiedade para começarem logo a campanha, sem aguentarem esperar até 16 de agosto, que é a data oficial, só sei que ser pré-candidato está na moda.
Quem nunca sequer olhou para mim, ao cruzarmos na rua, agora pede para sermos amigos no Facebook e me seguem nas redes sociais. Quem eu nem sabia que morava em minha cidade, aparece como pré-candidato. Deputados estaduais e federais posam ao lado de pré-candidatos ao prometerem alguma verba para a cidade.
Está brotando pré-candidatos por toda parte!
No mercado, nas escolas, na igreja e nos botecos sempre tem algum pré-candidato com olhares maliciosos desejando um voto futuro, mas que ainda não podem pedir explicitamente.
Com essa campanha toda, estou procurando definir quem eu escolheria para pré-prefeito e para pré-vereador...
E quando as eleições oficiais chegarem, aí sim, vou escolher oficialmente meu candidato a prefeito e vereador.
Mín. 18° Máx. 22°