Domingo, 16 de Junho de 2024
17°

Parcialmente nublado

Cafelândia, PR

Geral Mapeamento

Corbélia à Frente na Gestão Pública: IA Mapeia Necessidades Urbanas em Tempo Real

O município de Corbélia está avançando significativamente na busca por tecnologia e aprimoramento de informações para melhorar a gestão urbana da cidade.

20/05/2024 às 09h29
Por: Postagem 2 Fonte: Corbélia-PR
Compartilhe:
Divulgação da assessoria
Divulgação da assessoria
Recentemente, a Administração Municipal contratou a empresa Mapzer, que utiliza inteligência artificial para mapear ocorrências nos espaços urbanos que necessitam de correção. Essas ocorrências vão desde buracos e rachaduras no asfalto até problemas de sinalização e descarte irregular de resíduos. Além do veículo, o município adquiriu o software necessário para alimentar e analisar as informações coletadas.
O sistema irá auxiliar a Gestão Municipal na identificação de urgências, prioridades e necessidades de preservação das vias públicas. Por exemplo, na identificação de buracos e rachaduras nas vias pavimentadas com asfalto, bueiros danificados e propensos a gerar riscos aos transeuntes, localização de entulhos, lixo irregular, placas e sinalizações descuidadas, pintura de sinalização gasta e/ou defeituosa, entre outros reparos e melhorias necessários para o trânsito seguro e deslocamento dos cidadãos.
Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB) afirma que essa solução já está sendo utilizada em diversos municípios brasileiros e tem contribuído para que a gestão pública tome decisões de forma proativa, economizando recursos ao direcioná-los de maneira mais assertiva. "Esse sistema de IA coloca na palma da mão os dados coletados em tempo real e isso altera completamente o direcionamento de nossa gestão na aplicação de recursos. Ou seja, saberemos exatamente onde precisa ser aplicado o recurso nas ruas mais críticas, seja na situação do asfalto ou na sinalização."
De acordo com o Secretário de Obras e Urbanismo, Junior Piovesan, o município está buscando acelerar a coleta de informações e construir um banco de dados robusto sobre o que precisa ser feito na área urbana. "Com esse veículo, poderemos atuar de forma mais assertiva, corretiva e preventiva nos atendimentos dos problemas urbanos, seja com uma placa de sinalização, uma rua irregular ou a falta de uma sinalização em uma rua, por exemplo."
O prefeito ressalta que é humanamente impossível para a gestão pública conhecer todos os problemas em todas as ruas e bairros, e que os cidadãos acabam sendo os responsáveis por reportar os problemas de suas ruas. No entanto, com o novo sistema, a gestão pública torna-se proativa.
Paulo Machado, diretor executivo da empresa, afirma que a Mapzer já está sendo utilizada de Norte a Sul do país e oferece um sistema completo que envolve o veículo equipado com inteligência artificial, condutor especializado e software de gestão alimentado com as ocorrências identificadas.
"Assim, cada departamento pré-estabelecido recebe as informações relevantes para gerar uma ordem de serviço. Por se tratar de inteligência artificial, aproximadamente a cada dois meses, uma nova habilidade surge a partir da análise e junção de estatísticas. Desejamos, dessa forma, contribuir para uma gestão pública mais eficiente e para que o cidadão perceba o impacto positivo que a tecnologia pode gerar em sua cidade, seu bairro e no dia a dia".
O primeiro mapeamento foi realizado nos dias 14 e 15 de maio, e os resultados já estão sendo disponibilizados no sistema para que os gestores possam dar início ao novo planejamento com base nos dados obtidos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias