O prédio do Congresso Nacional recebe projeção de frases e imagens nesta quarta-feira (5), das 19h às 23h, pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Neste ano, o tema da campanha é “restauração da terra, desertificação e resiliência à seca”. Além das projeções, os prédios da Câmara e do Senado estão iluminados de verde até o dia 5 de junho.
A campanha é coordenada em todo o mundo pelo Programa para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU). A intenção neste ano é denunciar a acelerada degradação da terra, provocada especialmente pelo consumo e pela agricultura insustentáveis e pela poluição.
De acordo com os dados do órgão, a degradação da terra afeta negativamente 3,2 bilhões de pessoas. As comunidades rurais, os pequenos agricultores e os extremamente pobres são os mais atingidos.
As ações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente vão mostrar que ainda é possível restaurar a terra, por meio do plantio de árvores, manejo sustentável na agricultura, redução de poluentes e recuperação de fontes de água. De acordo com a ONU, cada dólar investido em restauração pode trazer até US$ 30 em serviços ecossistêmicos.
A restauração, de acordo com o Programa para o Meio Ambiente da ONU, aumenta os meios de subsistência; reduz a pobreza e aumenta a resiliência a condições climáticas extremas. De acordo com as projeções da entidade, restaurar apenas 15% da terra e interromper novas degradações poderia evitar até 60% das extinções de espécies ameaçadas, por exemplo.
Mín. 20° Máx. 37°